“Quantos litros tem o frasco do essencial da compal?”
Na nossa sala,
aproveitamos todos os frascos dos essenciais da compal que nos vão chegando
para “guardarmos” as nossas tintas e, de tempos a tempos, a Francisca e a Maria
Inês partilham connosco estes preciosos frascos. Desta vez, foi o Gabriel que
nos trouxe um saco com vários frascos, surgindo a ideia de fazermos anilinas,
para aproveitarmos as canetas gastas que tínhamos guardadas. Munidos de
frascos, canetas gastas e álcool fizemos algumas cores de anilinas e durante
este processo o Gabriel comentou que cada frasco levava uma grande quantidade
de líquido, até que a determinada altura perguntou: “Quantos litros tem o frasco do essencial da compal?”.
Para dar resposta
a esta pergunta, o Gabriel propôs a alguns amigos fazerem um projeto. Depois de
reunido um pequeno grupo, com interesse nesta questão, conversaram sobre alguns
líquidos que têm em casa, tal como o pacote de leite. Neste momento, partilhei
com eles que também tínhamos pacotes de leite no colégio e combinámos guardar
um ao lanche. No dia seguinte, observámos o pacote de leite com muita atenção e
descobrimos que tinha o número “1” e um “L”. Ao final de algum debate
descobrimos que aquele pacote tinha 1 litro de leite. E quanto teria o frasco
do essencial? E começaram a formular hipóteses. A primeira hipótese foi contar
com os dedos ao longo do frasco; a segunda hipótese foi encher o pacote de
leite com água e contar ao mesmo tempo que entornavam o líquido para uma caixa;
nesta hipótese entraram em desacordo e outra criança repetiu o mesmo
procedimento, constatando no final que os números de contagem não tinham sido
os mesmos, embora a quantidade de água das caixas fosse exatamente a mesma. A
terceira hipótese foi ver se o pacote de leite e o frasco tinham a mesma
quantidade de líquido, entornando um pacote de leite com água por cima do
frasco do essencial, concluindo que o pacote de leite tem mais líquido do que o
essencial. Na quarta hipótese resolveram fazer ao contrário, para isso abrimos
a parte de cima do pacote de leite e despejaram um frasco de essencial,
enchendo-o muito pouco.
Realizámos várias
experiências para verificarmos se cada uma das hipóteses poderia responder à
nossa questão inicial. E na tarde dedicada às experiências este pequeno grupo
partilhou o que tinha andado a fazer, exemplificando todo o processo de forma
as restantes crianças acompanharem este processo de tentativa-erro. No final,
todos juntos contámos e verificámos que precisamos de entornar 9 frascos do
essencial para obter praticamente a quantidade de líquido do nosso pacote de
leite (1L).
Desta forma, concluímos
que a quantidade de líquido do frasco do essencial é menor que a quantidade de
um pacote de 1L de leite. Mas como é que podemos quantificá-la?
Observámos o
rótulo do essencial e não descobrimos um ‘L’ mas sim um novo número ‘110’ e
duas novas letras ‘ml’! Se ambos os números se referem à quantidade e 110 é
maior que 1, como pode o essencial conter menos quantidade que o pacote de
leite? E o que significará “ml”? Para dar resposta a estas questões fomos
pesquisar à internet e descobrimos que existem mais unidades de medida para os
líquidos para além do litro e observámos uma tabela para percebermos o
“caminho” do litro ao mililitro.
Através desta
pesquisa conseguimos dar resposta à nossa pergunta de partida e percebemos
então que a medida quantitativa mais adequada para responder à questão inicial,
não será quantos litros tem o essencial mas sim quantos mililitros tem o
essencial. E tem 110ml!
Depois de
registadas todas as nossas descobertas, as crianças envolvidas no projeto
comunicaram as suas aprendizagens aos amigos dos 5 Anos!
Educadora Marta
Lanhoso