“Quantos litros tem o frasco do essencial da compal?”


Na nossa sala, aproveitamos todos os frascos dos essenciais da compal que nos vão chegando para “guardarmos” as nossas tintas e, de tempos a tempos, a Francisca e a Maria Inês partilham connosco estes preciosos frascos. Desta vez, foi o Gabriel que nos trouxe um saco com vários frascos, surgindo a ideia de fazermos anilinas, para aproveitarmos as canetas gastas que tínhamos guardadas. Munidos de frascos, canetas gastas e álcool fizemos algumas cores de anilinas e durante este processo o Gabriel comentou que cada frasco levava uma grande quantidade de líquido, até que a determinada altura perguntou: “Quantos litros tem o frasco do essencial da compal?”.

Para dar resposta a esta pergunta, o Gabriel propôs a alguns amigos fazerem um projeto. Depois de reunido um pequeno grupo, com interesse nesta questão, conversaram sobre alguns líquidos que têm em casa, tal como o pacote de leite. Neste momento, partilhei com eles que também tínhamos pacotes de leite no colégio e combinámos guardar um ao lanche. No dia seguinte, observámos o pacote de leite com muita atenção e descobrimos que tinha o número “1” e um “L”. Ao final de algum debate descobrimos que aquele pacote tinha 1 litro de leite. E quanto teria o frasco do essencial? E começaram a formular hipóteses. A primeira hipótese foi contar com os dedos ao longo do frasco; a segunda hipótese foi encher o pacote de leite com água e contar ao mesmo tempo que entornavam o líquido para uma caixa; nesta hipótese entraram em desacordo e outra criança repetiu o mesmo procedimento, constatando no final que os números de contagem não tinham sido os mesmos, embora a quantidade de água das caixas fosse exatamente a mesma. A terceira hipótese foi ver se o pacote de leite e o frasco tinham a mesma quantidade de líquido, entornando um pacote de leite com água por cima do frasco do essencial, concluindo que o pacote de leite tem mais líquido do que o essencial. Na quarta hipótese resolveram fazer ao contrário, para isso abrimos a parte de cima do pacote de leite e despejaram um frasco de essencial, enchendo-o muito pouco.

Realizámos várias experiências para verificarmos se cada uma das hipóteses poderia responder à nossa questão inicial. E na tarde dedicada às experiências este pequeno grupo partilhou o que tinha andado a fazer, exemplificando todo o processo de forma as restantes crianças acompanharem este processo de tentativa-erro. No final, todos juntos contámos e verificámos que precisamos de entornar 9 frascos do essencial para obter praticamente a quantidade de líquido do nosso pacote de leite (1L). 




Desta forma, concluímos que a quantidade de líquido do frasco do essencial é menor que a quantidade de um pacote de 1L de leite. Mas como é que podemos quantificá-la?

Observámos o rótulo do essencial e não descobrimos um ‘L’ mas sim um novo número ‘110’ e duas novas letras ‘ml’! Se ambos os números se referem à quantidade e 110 é maior que 1, como pode o essencial conter menos quantidade que o pacote de leite? E o que significará “ml”? Para dar resposta a estas questões fomos pesquisar à internet e descobrimos que existem mais unidades de medida para os líquidos para além do litro e observámos uma tabela para percebermos o “caminho” do litro ao mililitro.

Através desta pesquisa conseguimos dar resposta à nossa pergunta de partida e percebemos então que a medida quantitativa mais adequada para responder à questão inicial, não será quantos litros tem o essencial mas sim quantos mililitros tem o essencial. E tem 110ml!

Depois de registadas todas as nossas descobertas, as crianças envolvidas no projeto comunicaram as suas aprendizagens aos amigos dos 5 Anos!



Educadora Marta Lanhoso