Semana da Matemática 1.º e 2.º Anos


Ao longo desta semana dedicada à matemática, os alunos do primeiro ano centraram o seu trabalho na exploração das suas alturas, tendo como ponto de partida um problema inventado por uma criança - “Descubram quem é o mais alto da turma.” Compreenderam que para o resolverem, teriam de ter dados concretos sobre as alturas de todos. 
Houve primeiramente espaço para fazerem estimativas e manipulação do material multibásico (MAB) para medirem as suas alturas. Posteriormente passaram à medição numa régua graduada em centímetros. Organizaram-se os dados, construíram um gráfico de barras e compararam as alturas entre si. 
Como balanço da atividade, comentaram o quão curioso foi esta comparação entre amigos, tendo uma maior perceção de como se veem em relação ao mundo, bem como ganhar uma maior consciência desta unidade de medida – os centímetros. 
Na terça-feira, os alunos do 2.º ano saíram do Colégio e fizeram uma caminhada até à bomba de gasolina da Galp, seguida de uma outra até ao Parque José Gomes Ferreira. O propósito desta caminhada, para além da atividade motora, foi também perceber e traçar um percurso, explorando o seu itinerário e fazendo a medição de som (decibel) em dois pontos distintos da Avenida: o cruzamento junto à bomba de gasolina e dentro do parque. Este trabalho surge no seguimento de um projeto coletivo acerca da Poluição Sonora através do qual os alunos têm explorado os cuidados a ter e os benefícios adjacentes à sua saúde.
Ainda no parque, as crianças tiveram oportunidade de brincar livremente em contacto puro com a natureza.
Na quarta-feira, a turma deu continuidade ao trabalho das medições mas relacionado com a exploração da unidade de medida – centímetros – utilizada em matemática. Com réguas, lápis e papel, fomos até ao jardim do Colégio e, num trabalho a pares, fizemos várias medições: o diâmetro do círculo que está no meio do campo de futebol, uma parte da rede da baliza, a raiz de uma planta, um pau, entre tantas outras.
Para terminar esta semana, os alunos do 1.º e 2.º anos foram ao Museu de História Natural e Ciências participar numa atividade guiada - “Jogos e Desafios Matemáticos”. Através desta visita, puderam explorar diferentes conteúdos matemáticos, em contexto de jogos individuais, a pares e em grupos. Nesta dinâmica, desenvolveram o raciocínio lógico-matemático, tendo em conta os jogos de cálculo e estratégia com que se depararam. Foi um momento de exploração e partilha bastante enriquecedor. Ainda no Museu de História Natural, as turmas visitaram a exposição “Reis da Europa Selvagem” tendo, ao nível do 1.º ano, comparado as alturas dos diferentes animais que viram com as suas e, ao nível do 2.º ano, feito um paralelismo com os conteúdos de estudo do meio relacionados com os animais selvagens e domésticos
Por último, os meninos do 2.º ano tiveram ainda o privilégio de visitar a coleção de insetos, doada pelo Dr. José Passos Carvalho (avô da nossa aluna Vera).