Semana da Matemática 3.º e 4.º Anos


Ao longo da semana anterior, as turmas do 3.º e 4.º anos realizaram atividades em torno da Matemática, dando particular atenção aos conteúdos de Geometria.
Assim, as turmas tiveram oportunidade de visitar a exposição do artista Holandês Escher, patente no Museu de Arte Popular, envolvendo-se na descoberta das suas obras, ricas na mobilização de vários conceitos geométricos. Isometrias (transformações geométricas), representação da realidade tridimensional num plano bidimensional e perspetiva são alguns dos conceitos usados por Escher e que serviram de ponto de partida para outras descobertas.
Esta atividade permitiu identificar retas, ângulos, sólidos geométricos e polígonos, assim como estabelecer relações entre os mesmos.
Durante a semana, também dedicámos o nosso tempo a fazer composições geométricas e artísticas inspiradas nas gravuras que vimos usando, em alguns casos, o contraste do preto e do branco e noutros, explorando os vários polígonos que, por isometria, permitem criar uma nova imagem.
Foi uma semana muito inspiradora e que possibilitou um olhar matemático sobre a arte e o mundo que nos rodeia.


   Professoras Marta Louseiro e Cátia Santos