Semana da Matemática - "Legos" construindo aprendizagens


Como bem se sabe, os conceitos matemáticos encontram-se, embora que a maior parte das vezes implícitos, em todas as nossas rotinas diárias, onde vamos efetuando determinadas associações e até mesmo algumas contagens simples - (um lego grande, dois livros pequenos, uma casinha grande; as cadeiras amarelas, o chão azul).

 Deste modo e como os interesses por novos desafios são cada vez maiores e o nosso tempo de concentração cada dia que passa é mais autêntico e eficaz, os LEGOS têm sido o nosso foco. Adoramos passar manhãs a construir e a explorar as várias formas dos legos.
Assim sendo, e como o interesse pela Área das Construções tem sido uma constante, passámos esta semana temática(SEMANA DA MATEMÁTICA) a explorar os diferentes tipos de LEGOS que temos na nossa sala. Para além dos LEGOS que tinhamos em sala, fomos ainda explorar outros legos que se encontram na sala dos nossos amigos de 1 ano, da educadora Marta.
Observámos, explorámos, agrupámos por cores, formas e tamanhos, construímos, "destruímos" , reconstruímos,  e por fim como resultado final obtivemos  múltiplas CONSTRUÇÕES DE LEGOS repletas de cores e formas, que serão expostas, posteriormente, numa das áreas do nosso Colégio. Fiquem atentos!
Os vossos príncipes e princesas são excelentes construtores!
Por fim, e contextualizando toda a temática desenvolvida, ao longo da semana entre formas, tamanhos e diferenciação de cores, foi-nos proposto a realização de uma CAIXA especial, tendo uma função específica: associar cores, formas e tamanhos consoante as diversas peças de LEGOS, com os quais brincámos durante todas as manhãs.
A caixa ficou fantástica! Pintámo-la de branco e em seguida foram feitas as diversas aberturas coloridas associando as determinadas peças de legos!

Para terminarmos a semana, não podíamos faltar ao nosso ateliê lúdico-expressivo - a GINCANA DA MATEMÁTICA, onde cada sala da creche organizou alguns desafios matemáticos para que todos conseguissem resolver cheios de entusiasmo e concentração. 
Que manhã desafiadora repleta de “problemas” por resolver!
Foi assim uma semana a construir aprendizagens constantes, tendo como base a brincadeira e a cooperação entre todos os amigos.


Educadora Ana Costa