Semana da matemática: “Não é uma bolinha, é um círculo!”


Quando experimentaram a pintura com rolos de papel higiénico, as crianças adoraram ver “as bolinhas” marcadas no papel, ou melhor, os “círculos” como disse a nossa Ritinha! A partir desta observação da Rita, começámos a encontrar círculos nos livros de histórias e nos brinquedos da nossa sala, surgindo assim a ideia de conhecer as restantes formas geométricas. Posto isto, aproveitámos a semana dedicada à matemática e realizámos um conjunto de atividades relacionadas com este tema!

A semana começou com a Hora do Conto onde ouvimos uma história cujos personagens eram o círculo amarelo, um quadrado azul, um triângulo vermelho e 4 retângulos brancos. As formas geométricas vão aparecendo por esta sequência e vão-se encontrando ao longo da história. No final, ao brincarem todas juntas, formam a figura de um palhaço. Depois de contar a história as crianças ajudaram a colocar as páginas ilustradas na parede da nossa sala por ordem de acontecimentos. Desta forma, foram explorando as ilustrações e foram recontando a história à sua maneira!

No dia seguinte exploraram os blocos lógicos, que se tratam de peças com formas geométricas de vários tamanhos, espessuras e cores. Através da exploração dos blocos, algumas crianças fizeram as mais variadas construções e algumas até tentaram reproduzir o palhaço geométrico que aparecia na história. O Manuel, a Francisca e o Lourenço também levaram os blocos lógicos até às ilustrações da história, colocando-os sobre a figura geométrica correspondente!



Aliando a expressão plástica à matemática também realizámos "colagem geométrica" com papel seda!



Durante esta semana também tínhamos a tarefa de organizar e construir um desafio matemático para propor às restantes crianças da Creche na Gincana Matemática! Desta forma, as crianças decoraram cinco latas de leite vazias com desenhos. Depois colaram uma figura geométrica em cada uma das latas e um número de 1 a 5 à sua escolha. No final, ficámos com cinco latas, cada uma delas identificada com uma figura geométrica e um número. Assim, o desafio proposto seria colocar dentro de cada uma das latas o número de blocos lógicos representados. Antes de propormos o desafio aos outros meninos estivemos a experimentá-lo e foi muito divertido!



Mas não ficámos só por propor este desafio…Aproveitando a ideia do Manuel C., da Francisca e do Lourenço também propusemos aos outros grupos que associassem as formas dos blocos lógicos às ilustrações da história, colocando-as por cima das mesmas!

No dia da Gincana Matemática lá fomos nós visitar as outras salas da Creche onde havia mais desafios matemáticos preparados…

Na sala 1 Ano A o desafio foi encaixar peças de Lego, das mais variadas cores e formatos, nas aberturas de uma caixa. As aberturas tinham uma determinada cor e assim as crianças tinham de associar a forma da peça e a cor da abertura.

O desafio proposto pelo grupo da Sala 1 Ano B foi agrupar laranjas e limões e reproduzir um padrão com peças de encaixe numa caixa de ovos.

Na sala 2 anos A o desafio foi organizar e agrupar por cores as peças de blocos lógicos (construídas pelas crianças da sala).



Foi assim uma semana “matematicamente” divertida e repleta de novas experiências!

Educadora Eunice