Semana da matemática: “Não é uma bolinha, é um círculo!”
Quando
experimentaram a pintura com rolos de papel higiénico, as crianças adoraram ver
“as bolinhas” marcadas no papel, ou melhor, os “círculos” como disse a nossa
Ritinha! A partir desta observação da Rita, começámos a encontrar círculos nos
livros de histórias e nos brinquedos da nossa sala, surgindo assim a ideia de
conhecer as restantes formas geométricas. Posto isto, aproveitámos a semana
dedicada à matemática e realizámos um conjunto de atividades relacionadas com
este tema!
A semana começou com a Hora do Conto onde ouvimos uma
história cujos personagens eram o círculo amarelo, um quadrado azul, um
triângulo vermelho e 4 retângulos brancos. As formas geométricas vão aparecendo
por esta sequência e vão-se encontrando ao longo da história. No final, ao
brincarem todas juntas, formam a figura de um palhaço. Depois de contar a
história as crianças ajudaram a colocar as páginas ilustradas na parede da
nossa sala por ordem de acontecimentos. Desta forma, foram explorando as
ilustrações e foram recontando a história à sua maneira!
No dia seguinte exploraram os blocos lógicos, que se
tratam de peças
com formas geométricas de vários tamanhos, espessuras e cores. Através da exploração dos blocos, algumas crianças fizeram as mais
variadas construções e algumas até tentaram reproduzir o palhaço geométrico que
aparecia na história. O Manuel, a Francisca e o Lourenço também levaram os
blocos lógicos até às ilustrações da história, colocando-os sobre a figura
geométrica correspondente!
Aliando a expressão plástica à matemática
também realizámos "colagem geométrica" com papel seda!
Durante esta semana também tínhamos a tarefa
de organizar e construir um desafio matemático para propor às restantes
crianças da Creche na Gincana Matemática!
Desta forma, as crianças decoraram cinco latas de leite vazias com desenhos.
Depois colaram uma figura geométrica em cada uma das latas e um número de 1 a 5
à sua escolha. No final, ficámos com cinco latas, cada uma delas identificada
com uma figura geométrica e um número. Assim, o desafio proposto seria colocar
dentro de cada uma das latas o número de blocos lógicos representados. Antes de
propormos o desafio aos outros meninos estivemos a experimentá-lo e foi muito
divertido!
Mas não ficámos só por propor este
desafio…Aproveitando a ideia do Manuel C., da Francisca e do Lourenço também
propusemos aos outros grupos que associassem as formas dos blocos lógicos às
ilustrações da história, colocando-as por cima das mesmas!
No dia da Gincana Matemática lá fomos nós visitar
as outras salas da Creche onde havia mais desafios matemáticos preparados…
Na sala 1 Ano A o
desafio foi encaixar peças de Lego, das mais variadas cores e formatos, nas
aberturas de uma caixa. As aberturas tinham uma determinada cor e assim as
crianças tinham de associar a forma da peça e a cor da abertura.
O desafio proposto
pelo grupo da Sala 1 Ano B foi agrupar laranjas e limões e reproduzir um padrão
com peças de encaixe numa caixa de ovos.
Na sala 2 anos A o
desafio foi organizar e agrupar por cores as peças de blocos lógicos (construídas
pelas crianças da sala).
Foi assim uma semana
“matematicamente” divertida e repleta de novas experiências!
Educadora Eunice