Uma caixa “barulhenta” o que será?


Na semana passada, a Maria Sebastiana trouxe-nos uma caixa de metal que fazia muito barulho. O que estaria lá dentro? Abanámos a caixa, atirámo-la ao chão, batemos com as mãos na tampa e, em cada ação sobre ela, o som era diferente. Mas o que tem esta caixa afinal? Foi então que o Ryan a conseguiu abrir. Lá dentro estavam muitas “bolas” de cor castanha clara que a Maria Sebastiana parecia conhecer.

Iniciamos de imediato as nossas explorações, colocámos na boca (eram rijas), batemos umas nas outras (faziam barulho), enchíamos a caixa, esvaziávamos a caixa.

Depois de explorarem livremente o conteúdo e a caixa que a Sebastiana partilhou decidi explicar-lhes o que eram as “bolinhas” castanhas que tinham casca rija e faziam barulho quando batíamos uma na outra, afinal o que a Maria Sebastiana partilhou eram NOZES, da quinta do avô no Algarve.

As NOZES são um fruto que podemos comer, mas que para isso temos que conseguir partir a casca. Lembrei-me da partilha do Henrique que nos trouxe duas pedras, de tamanho considerável para a sala. Eram perfeitas para abrir as nossas NOZES.

Colocámos uma pedra no chão, a noz em cima e batemos com a outra pedra e a noz abriu-se. Explorámos o seu conteúdo e terminámos esta dinâmica com uma pintura. É que as cascas das nozes têm o tamanho perfeito para caberem nas nossas mãos e assim podermos utilizá-las para pintar. As crianças adoraram!

Muito obrigada por esta partilha magnífica!

Educadora Marta Parracho