Visita ao Museu Arqueológico do Carmo


No dia 1 de março de 2018, a turma do 5.º ano visitou o Museu Arqueológico do Carmo para realizar uma atividade chamada “Spy Story no museu”.

A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, com o intuito de iniciar o estudo da formação do reino de Portugal.

De frente para a fachada, no Largo do Carmo, ninguém pode adivinhar o que se encontra por trás das paredes de pedra acinzentada. É impossível suster um “ah!” ou até um “uau!” assim que se atravessam as portas de entrada no convento do Carmo. As ruínas, arcos de mármore e o céu azul lá no alto mostra-nos uma perspetiva única em qualquer lugar do mundo. Faz-nos até pensar que a maioria dos edifícios ficaria consideravelmente mais bonito sem teto, apesar de substancialmente menos funcional.

Quando a turma entrou, após as referidas expressões de entusiasmo, surpresa e espanto, foi convidada a sentar-se na escadaria por onde, antigamente, se entrava no convento e também a responder algumas questões acerca da história do Convento. Alguns alunos mais entusiastas da História de Portugal sabiam que D. Nuno Álvares Pereira tinha sido quem mandara erguer o Convento do Carmo. Vários salientaram que a parte superior do Convento tinha ruído na altura do terramoto de 1755, mas poucos tinham conhecimento de que, por trás da parede do altar havia uma entrada para o Museu Arqueológico do Carmo e que lá dentro existem três múmias e inúmeras outras peças da coleção recolhidas pelo Núcleo Arqueológico do Museu.

Após uma conversa sobre a história do convento, era altura de os alunos entrarem pela porta e começarem a sua aventura pelas 5 salas do museu. Cada uma com a sua especificidade e com peças de várias épocas da História, os alunos puderam ver bifaces das comunidades caçadoras-recoletoras, túmulos de reis, pedras de igrejas e até múmias vindas do Perú.

Formaram-se pares, escolheram-se nomes de espiões e deu-se início às missões. Cada sala tinha uma tarefa a ser cumprida: descodificar códigos, encontrar pistas e desvendar mistérios. Os pares de espiões foram bem sucedidos e ultrapassaram os desafios com um sorriso na cara e uma sensação de missão cumprida. No final, receberam um livro sobre a formação do reino de Portugal como prémio pelo sucesso nas tarefas realizadas.

O Museu Arqueológico do Carmo tem inúmeras iniciativas semelhantes: interativas, divertidas, educativas e, acima de tudo, muitíssimo memoráveis. Uma vista de estudo que pareceu saída de um livro de aventuras, uma experiência a repetir!



Profª Inês de Castro (HGP)