2.º ciclo no CSDB: flexibilidade curricular e articulação das disciplinas
A flexibilidade curricular consiste na gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício da autonomia na educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.
O Ministério da Educação reconhece como de elevada importância e significado esta gestão do currículo de forma contextualizada, tendo até iniciado este ano um trabalho neste sentido com algumas escolas públicas.
Uma vez que pretendemos formar seres humanos conscientes, críticos e autónomos, acreditamos que, ao colocar os alunos no papel de decisores e investigadores do currículo de forma flexível, a aquisição significativa dos conteúdos e o estabelecimento de relações com sentido torna-se evidente. Desta forma, os alunos apropriam-se do currículo respeitando o seu ritmo de aprendizagem, compreendendo-o e trabalhando sobre ele de uma forma personalizada.
Por todas estas razões, este apresenta-se como um princípio importante do nosso Colégio. O trabalho realizado no 2.º ciclo é, diariamente, ajustado às necessidades e aos interesses dos alunos. Guiamo-nos pelo currículo definido pelo ministério para o 2.º ciclo, mas a ordem dos conteúdos, a ligação entre os mesmos e a forma como são trabalhados é influenciada diretamente e incessantemente pelos alunos, em plena negociação com eles.
Damos resposta a esta necessidade de investigar,
interpretar, compreender, relacionar,
refletir e concluir trabalhando nas aulas das disciplinas - relacionamos no primeiro período as
coordenadas geográficas de vários locais (conteúdo de geografia) com os
gráficos cartesianos (conteúdo de matemática), escrevemos biografias (conteúdo
de português) de matemáticos relacionados com as investigações matemáticas
(conteúdo de matemática), entre muitas outras situações em que articulamos
diversos conteúdos transversais. No tempo de projetos, partimos de interesses
comuns entre alguns alunos e procuramos articular as disciplinas em função dos
objetivos dos respetivos projetos.