“Arte, movimento e medida”


Para as crianças das três salas do Jardim de Infância, o regresso das férias da Páscoa não poderia ter sido mais entusiasmante! Não só reencontraram os amigos de quem já tinham muitas saudades, como ainda, realizaram a primeira visita de estudo deste trimestre! Desta vez, o local escolhido foi o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

As crianças da sala dos 3 anos participaram na visita-jogo “Arte em movimento”. Nesta dinâmica foram desafiadas a observar algumas obras de arte do museu e a interpretá-las através do movimento e da expressão corporal, em função das sensações que a obras lhes transmitiam. Para cada obra que iam observando associavam um movimento corporal que a caracterizava, fazendo assim uma composição de movimentos ao longo do seu percurso pelo museu que, no final, se transformou numa divertida coreografia!




Já as crianças das salas dos 4 e dos 5 anos, em dias distintos, participaram na dinâmica “Conta, peso e medida”. A visita iniciou-se com uma conversa sobre instrumentos de medida, tais como o termómetro, a balança, o relógio e a fita métrica, e sobre a respetiva funcionalidade. Em seguida, continuaram a visita pelo museu e estiveram a observar atentamente várias obras de arte, e a conversar sobre as sensações que estas lhes transmitiam relativamente a algumas das suas características (cor, tamanho, peso, temperatura). Descobriram que algumas obras de arte lhes davam a sensação de calor devido às cores quentes utilizadas, como por exemplo o laranja, o vermelho e o amarelo. Algumas esculturas davam-lhes a sensação de serem muito pesadas por serem grandes, mas na realidade, devido ao material de que eram feitas, eram muito mais leves que outras obras de dimensão mais pequena.



Gostámos muito desta nossa visita que nos deixou o nosso olhar ainda mais atento para contemplar a arte e o mundo que nos rodeia!

A Equipa do JI