Manhãs em família: Uma manhã de relaxamento




Esta semana recebemos na nossa sala a Soraia, a mãe da Maria.

A Soraia chegou à nossa sala com um grande sorriso e presenteou-nos com umas deliciosas bolachinhas que, depois, rechearam o nosso lanche.

Esta foi uma manhã em família muito diferente pois, nenhum de nós conseguiu adivinhar a dinâmica que nos esperava:

“Eu acho que vamos fazer culinária.”- Julieta

“Não…Se calhar vamos pintar.”- Leonor

“Eu acho que é uma história…”- Afonso

Mas… na verdade nenhum de nós suspeitou que íamos aprender imensos jogos diferente e, o mais curioso destes jogos, é que nos ajudavam a relaxar.

Então, o primeiro e preferido da Maria, é o jogo da limonada. Este jogo podemos fazer sempre que nos sentimos com mais energia e precisamos de relaxar como, por exemplo, antes de nos deitarmos. O jogo consistes em imaginarmos que temos um limão da mão e tentarmos tirar o máximo sumo possível apertando o limão que temos na mão. Assim os nossos músculos das mãos e braços vão contraindo e relaxando o que acaba por nos proporcionar uma incrível sensação de relaxamento.

Um dos que mais gostámos foi o jogo do elefante onde nos deitávamos no chão a imaginar que estávamos no jardim a relaxar mas…de repente vinha um elefante na nossa direção e devíamos contrair a barriga para que ele não nos magoasse.

Outros que também gostámos muito foram o jogo da tartaruga e o jogo do mosquito. Neste último, imaginávamos que tínhamos um mosquito pousado no nosso nariz e, sem utilizar as mãos, devíamos utilizar os músculos faciais para tentar que ele saísse do nosso nariz.

Para relaxarmos também outras partes do nosso corpo, aprendemos outros jogos diferentes que vamos utilizar como estratégia de relaxamento sempre que necessitarmos, seja no colégio ou em casa. 

Sentados, deitados e em pé, podemos relaxar de diversas formas com jogos muito divertidos.

Os jogos de retorno à calma são cruciais nestas idades pois permitem que, as crianças consigam voltar a um estado mais calmo e tranquilo preparando-se para uma atividade mais serena. Acabam por funcionar como momentos de transição muito eficazes. Na nossa sala, recorremos muito a este tipo de jogos depois de ginástica em que estamos com muita energia, ou em dias em que estamos mais agitados e precisamos de um momento mais tranquilo. Contar uma história ou cantar uma canção também são momentos de transição em que é possível conseguir que fiquemos mais calmos.

O melhor é que adoramos estes exercícios de relaxamento e adorámos ter a Soraia na nossa sala. O nosso dia correu muito melhor. Obrigada Soraia e Maria por partilharem conosco os vossos jogos!

Educadora Debora