“O que é isto? Eu não conheço esta letra!”


Esta questão surgiu num dia em que o Henrique recorreu ao diário de grupo e observou um ponto de interrogação, na coluna do queremos fazer. De seguida, perguntou: “O que é isto? Eu não conheço esta letra!” enquanto apontava para o ponto de interrogação. Na altura, combinámos conversar sobre este assunto numa tarde dedicada às descobertas de escrita.
Chegado o dia, muitas possibilidades surgiram após levantada a questão: “Será que é um j ao contrário?” – perguntaram algumas crianças.
-Acho que não! – responderam outras, enquanto o João procurava um j na área da escrita para o poder virar ao contrário. Ao observarmos o j concluímos todos que não se tratava de um j ao contrário.
- Eu acho que tu usas isso às vezes no final das palavras! – afirmou o Gabriel.
- Ah! E tu também pões o traço com uma bolinha quando nós fazemos o postal para os amigos que fazem anos! Aquele que é um i virado para baixo! – lembrou a Maria Inês.
- Esse é o ponto de exclamação! A Marta disse-me uma vez! – rematou a Francisca.
Posto esta partilha, observámos os dois sinais e percebemos que estávamos a falar de pontos diferentes. Para além do diário de grupo, onde é que já vimos o sinal que o Henrique referiu? - perguntei-lhes.

Até que o Guilherme partilhou que também aparecia esse sinal no nosso pictograma, apontando para ele. De seguida, o João comentou: “Nós fizemos essa pergunta porque nós não sabíamos qual era a sala que ia ter mais votos”.
Por sua vez, a Maria Inês afirmou que esse sinal também aparecia na outra parede da nossa sala, no projeto. Ao ler ambas as perguntas, indicadas pelo Guilherme e pela Maria Inês percebemos que no final das perguntas colocamos sempre aquele sinal que se chama ponto de interrogação. Posto isto, oralmente várias crianças deram exemplos de situações do dia-a-dia em que fazemos perguntas uns aos outros e, concluímos que se as escrevêssemos teriam de ter o ponto de interrogação! Partilho convosco alguns exemplos:
- Meninos que dia é hoje? – lembrou a Helena.
- Tivemos inglês? – mencionou a Júlia quando a Carlota fez a avaliação do plano do dia.
- Alguém se lembra de mais alguma palavra começada por (…) ? – lembrou o João que acontece quando fazemos listas de palavras.
- Quantos litros tem o pacote de leite? – partilhou o Guilherme.

Desta forma, concluímos que a “letra” desconhecida que o Henrique Diniz detetou no diário afinal é um sinal de pontuação que se chama ponto de interrogação.

Educadora Marta Lanhoso