“O que é isto? Eu não conheço esta letra!”
Esta questão surgiu num dia em que o Henrique recorreu
ao diário de grupo e observou um
ponto de interrogação, na coluna do queremos
fazer. De seguida, perguntou: “O que
é isto? Eu não conheço esta letra!” enquanto apontava para o ponto de
interrogação. Na altura, combinámos conversar sobre este assunto numa tarde
dedicada às descobertas de escrita.
Chegado o dia, muitas possibilidades surgiram
após levantada a questão: “Será que é um
j ao contrário?” – perguntaram algumas crianças.
-Acho que não! – responderam outras, enquanto
o João procurava um j na área da escrita para o poder virar ao contrário. Ao
observarmos o j concluímos todos que não se tratava de um j ao contrário.
- Eu acho que tu usas isso às vezes no final
das palavras! – afirmou o Gabriel.
- Ah! E tu também pões o traço com uma bolinha
quando nós fazemos o postal para os amigos que fazem anos! Aquele que é um i
virado para baixo! – lembrou a Maria Inês.
- Esse é o ponto de exclamação! A Marta
disse-me uma vez! – rematou a Francisca.
Posto esta partilha, observámos os dois sinais
e percebemos que estávamos a falar de pontos diferentes. Para além do diário de grupo, onde é que já vimos o sinal
que o Henrique referiu? - perguntei-lhes.
Até que o Guilherme partilhou que também
aparecia esse sinal no nosso pictograma, apontando para ele. De seguida, o João
comentou: “Nós fizemos essa pergunta
porque nós não sabíamos qual era a sala que ia ter mais votos”.
Por sua vez, a Maria Inês afirmou que esse
sinal também aparecia na outra parede da nossa sala, no projeto. Ao ler ambas
as perguntas, indicadas pelo Guilherme e pela Maria Inês percebemos que no
final das perguntas colocamos sempre aquele sinal que se chama ponto de
interrogação. Posto isto, oralmente várias crianças deram exemplos de situações
do dia-a-dia em que fazemos perguntas uns aos outros e, concluímos que se as
escrevêssemos teriam de ter o ponto de interrogação! Partilho convosco alguns
exemplos:
- Meninos que dia é hoje? – lembrou a Helena.
- Tivemos inglês? – mencionou a Júlia quando a
Carlota fez a avaliação do plano do dia.
- Alguém se lembra de mais alguma palavra
começada por (…) ? – lembrou o João que acontece quando fazemos listas de
palavras.
- Quantos litros tem o pacote de leite? – partilhou
o Guilherme.
Desta forma, concluímos que a “letra”
desconhecida que o Henrique Diniz detetou no diário afinal é um sinal de pontuação que se chama ponto de
interrogação.
Educadora Marta Lanhoso