As últimas partilhas


Temos recebido tantas partilhas que tem sido difícil comunicá-las todas de tão ocupados que temos andado. Mas como gostamos e aprendemos com cada uma delas vamos deixar uma pequena amostra de todas.
A Beatriz foi a um espetáculo com os pais e adorou uma estátua que lá havia e trouxe-nos a fotografia. Mostrou aos amigos que pareceram ficar muito curiosos pelos os olhares que fizeram. Trouxe-lhes um papel com a cor igual à da estátua e explorámos a sua textura, cor e som. Fizemos uma colagem inspirada na fotografia da Beatriz.



A Sebastiana trouxe-nos mini vegetais que adorámos explorar e houve até quem tenha dado uma dentada no tomate. Pareciam mesmo deliciosos! Quem consegue resistir à ternura de uma mini couve roxa, uma mini curgete e uma mini batata doce? A dentada era inevitável.



O Tomás brindou-nos com umas massarocas de milho que depois de as explorar-mos serviram para fazer pipocas para uma sessão de cinema. As crianças adoraram tirar as “barbas” ao milho e atirar as massarocas ao chão para ver o milho saltar. As pipocas não ficaram lá muito saborosas, mas o objetivo era mais ver a transformação do milho em pipoca do que propriamente prova-las



O Francisco chegou ao Colégio numa manhã com duas escovas de dentes que pareciam ser muito importantes para ele. Mostrou aos amigos e eu sugeri fazermos uma pintura com as escovas de dentes e tinta branca, tal e qual como quando lavamos os dentes. À medida que iam explorando esta técnica de pintura eu ia cantarolando uma canção sobre escovar os dentes. Assim explorámos uma técnica nova e aprendemos uma canção nova.


Que bom que é receber todas estas partilhas e conhecer um pouco as vivências de cada uma das nossas crianças. Adorámos cada partilha e ficamos à espera das próximas

Educadora Marta Parracho