Conchas e Canetas giratórias


Esta semana estivemos envolvidos em várias atividades que surgiram a partir de partilhas muito diferentes.

O Duarte trouxe-nos conchas da praia, mas não as conchas que estamos habituados a ver nas nossas praias. Estas conchas eram bem grandes e tinham dois formatos e texturas diferentes. Cada um, à sua maneira, explorou livremente estas conchas, colocando-as na boca, observando-as ou atirando-as para o chão. O Francisco descobriu que batendo uma na outra produzia um som e, num instante, surgiu uma sinfonia de conchas. Durante a exploração, sensibilizei o grupo para as diferenças entre elas, no que diz respeito ao tamanho e à textura. Posto isto, explorámos as GRANDES  e as pequenas e fizemos um registo para a sala, com outros elementos grandes e pequenos.
Aproveitando esta partilha fomos para a nossa varanda brincar com as conchas do Duarte, as quais colocámos dentro de água. Munidos de capas de plástico, as crianças divertiram-se com a junção destes dois elementos: água e conchas. As reações foram diversas, havendo quem se interessasse mais pelas conchas e quem preferisse “chapinhar” na água. No final desta experiência, propus ouvirmos os sons da praia. Ouvimos o mar, as gaivotas e relaxámos um pouco antes do almoço. Obrigada Duarte por esta partilha!

No final do mês de abril, o Ryan trouxe para o Colégio umas canetas que, segundo a mãe, ele gosta muito. Quando recebemos esta partilha não tínhamos conseguido dar-lhe a devida atenção. No entanto, esta semana, proporcionou-se explorarmos este material. Colocámos as 5 canetas a girar ao mesmo tempo, cada uma com uma forma diferente de desenhar, mas com um resultado espetacular. As crianças puderam depois explorar estas canetas e pintar a folha, as mãos, a mesa e tudo o que estivesse ao seu alcance. Obrigada Ryan por nos teres dado a conhecer estas canetas.


Educadora Marta