CSDB: Diferenciação Pedagógica para chegar a todos!
No Colégio Saint Daniel Brottier a diferenciação pedagógica
desde o 1.º ano até ao 6.ª ano é efetiva! Através de instrumentos de regulação
do trabalho que servem de base ao modelo educativo do Colégio, os alunos aprendem
ao seu ritmo, com base na tomada de consciência do que realmente cada um é
capaz e do que ainda precisa de investir mais para avançar no currículo.
Como se operacionaliza esta diferenciação?
O grande organizador da diferenciação do trabalho (para os
alunos e para o professor) é o Plano Individual de Trabalho (P.I.T.).
O P.I.T., da responsabilidade de cada aluno, é planificado
individualmente no início da semana e avaliado individual e coletivamente no
final da mesma. É o registo contínuo e
sistemático que permite a cada aluno a condução do seu próprio processo,
através de uma permanente regulação no grupo. (Santana, 2000).
Como registo, divide-se em várias partes. Uma parte
correspondente a um conjunto de atividades que podem ser realizadas
autonomamente ou em parceria durante o tempo disponível; outra parte em que se
registam os apoios e as parcerias necessárias, promovendo a aprendizagem em
interação e o compromisso de que todos cooperem para que cada um alcance os
seus objetivos; e ainda outro espaço onde o aluno, no final da semana, regista
a sua avaliação, que partilha com o grupo. Por sua vez, as sugestões ou
recomendações dos professores e dos colegas são também registadas, servindo de base
à sua planificação no início da semana seguinte.
Este instrumento operacionaliza, de facto, a diferenciação
pedagógica, pois cada aluno realiza as atividades que responsavelmente planeou
e escolheu, e que decorrem de uma gradual tomada de consciência das suas fragilidades.
Ao mesmo tempo, o P.I.T. possibilita ao professor o acompanhamento dos
investimentos que os alunos mais precisam ou dos objetivos que já alcançaram.
Nesta escola, diferenciamos para chegar a todos e é, o gosto
pela aprendizagem que os nossos alunos adquirem e o sucesso que alcançam, que nos
motiva a continuar a trabalhar assim com os nossos alunos!