CSDB: Diferenciação Pedagógica para chegar a todos!

No Colégio Saint Daniel Brottier a diferenciação pedagógica desde o 1.º ano até ao 6.ª ano é efetiva! Através de instrumentos de regulação do trabalho que servem de base ao modelo educativo do Colégio, os alunos aprendem ao seu ritmo, com base na tomada de consciência do que realmente cada um é capaz e do que ainda precisa de investir mais para avançar no currículo.

Como se operacionaliza esta diferenciação?
O grande organizador da diferenciação do trabalho (para os alunos e para o professor) é o Plano Individual de Trabalho (P.I.T.).
O P.I.T., da responsabilidade de cada aluno, é planificado individualmente no início da semana e avaliado individual e coletivamente no final da mesma. É o registo contínuo e sistemático que permite a cada aluno a condução do seu próprio processo, através de uma permanente regulação no grupo. (Santana, 2000).
Como registo, divide-se em várias partes. Uma parte correspondente a um conjunto de atividades que podem ser realizadas autonomamente ou em parceria durante o tempo disponível; outra parte em que se registam os apoios e as parcerias necessárias, promovendo a aprendizagem em interação e o compromisso de que todos cooperem para que cada um alcance os seus objetivos; e ainda outro espaço onde o aluno, no final da semana, regista a sua avaliação, que partilha com o grupo. Por sua vez, as sugestões ou recomendações dos professores e dos colegas são também registadas, servindo de base à sua planificação no início da semana seguinte.
Este instrumento operacionaliza, de facto, a diferenciação pedagógica, pois cada aluno realiza as atividades que responsavelmente planeou e escolheu, e que decorrem de uma gradual tomada de consciência das suas fragilidades. Ao mesmo tempo, o P.I.T. possibilita ao professor o acompanhamento dos investimentos que os alunos mais precisam ou dos objetivos que já alcançaram.

Nesta escola, diferenciamos para chegar a todos e é, o gosto pela aprendizagem que os nossos alunos adquirem e o sucesso que alcançam, que nos motiva a continuar a trabalhar assim com os nossos alunos!