Das partilhas de casa aos projetos e atividades em sala
As
descobertas e experiências que as crianças das Sala dos 2 Anos B vivenciam no
seu contexto familiar têm despoletado várias atividades e projetos na nossa
sala.
As
ovelhas
Num dia de manhã o Daniel
mostrou muito orgulhoso algumas fotografias da sua ida à quinta do avô.
Enquanto mostrava as fotografias onde podíamos vê-lo junto a um rebanho de
ovelhas o Daniel dizia “memés, memés”! A Rita e o Manuel F. disseram logo que
eram ovelhas e que estavam a comer erva. O Manuel C. disse que as ovelhas também
bebiam sumo! Mas será que as ovelhas comem erva e bebem sumo?
Fomos então ao computador ver
alguns vídeos sobre estes animais e conseguimos ouvir o som que emitem. Também vimos
uma enciclopédia sobre os animais da quinta e fizemos mais descobertas sobre as
ovelhas, nomeadamente, que afinal as ovelhas bebem água e não sumo.
Depois das descobertas feitas, foi altura de
ir comunicar e partilhar as nossas descobertas sobre estes animais. Muito
orgulhosas, mostraram o cartaz que construíram e contaram as suas descobertas
às crianças da Sala 1 Ano A.
Panquecas
de Bolota
Num dia de manhã o Benjamim mostrou ao grupo um
registo que tinha feito em casa com a mãe sobre a sua visita à Herdade do
Freixo do Meio (Montemor o Novo). Nessa visita o Benjamim pode observar a
natureza e de apanhar bolotas! O Benjamim trouxe também um pacotinho de
bolachinhas de bolota o qual partilhou com os colegas durante o lanche da
manhã.
A partir desta partilha do Benjamim surgiu a
ideia de fazermos uma receita onde utilizássemos bolotas. Pensámos então em
fazer uma receita de panquecas utilizando farinha de bolota! Ao expor esta
nossa ideia à mãe do Benjamim, ela disponibilizou-se em nos trazer farinha de
bolota biológica da Herdade. Fizemos umas deliciosas panquecas saudáveis com
maçã, banana, iogurte, farinha de aveia, farinha de trigo e farinha de bolota,
e estavam deliciosas!
Rabanetes e salada!
Quando reparámos que as nossas alfaces já
estavam prontas para serem colhidas fomos logo colher algumas folhas para fazer
uma salada para o nosso almoço. Depois de colherem as folhas, as crianças
também as migaram para dentro de uma taça. Aproveitámos o rabanete que o Duarte
P. nos tinha trazido e juntámo-lo também à nossa salada. Apesar de uns terem
gostado mais do que outros, todos provaram esta salada especial!
Educadora Eunice