Das partilhas de casa aos projetos e atividades em sala


As descobertas e experiências que as crianças das Sala dos 2 Anos B vivenciam no seu contexto familiar têm despoletado várias atividades e projetos na nossa sala.

As ovelhas
Num dia de manhã o Daniel mostrou muito orgulhoso algumas fotografias da sua ida à quinta do avô. Enquanto mostrava as fotografias onde podíamos vê-lo junto a um rebanho de ovelhas o Daniel dizia “memés, memés”! A Rita e o Manuel F. disseram logo que eram ovelhas e que estavam a comer erva. O Manuel C. disse que as ovelhas também bebiam sumo! Mas será que as ovelhas comem erva e bebem sumo?
Fomos então ao computador ver alguns vídeos sobre estes animais e conseguimos ouvir o som que emitem. Também vimos uma enciclopédia sobre os animais da quinta e fizemos mais descobertas sobre as ovelhas, nomeadamente, que afinal as ovelhas bebem água e não sumo.
Depois das descobertas feitas, foi altura de ir comunicar e partilhar as nossas descobertas sobre estes animais. Muito orgulhosas, mostraram o cartaz que construíram e contaram as suas descobertas às crianças da Sala 1 Ano A.

Panquecas de Bolota
Num dia de manhã o Benjamim mostrou ao grupo um registo que tinha feito em casa com a mãe sobre a sua visita à Herdade do Freixo do Meio (Montemor o Novo). Nessa visita o Benjamim pode observar a natureza e de apanhar bolotas! O Benjamim trouxe também um pacotinho de bolachinhas de bolota o qual partilhou com os colegas durante o lanche da manhã. 
A partir desta partilha do Benjamim surgiu a ideia de fazermos uma receita onde utilizássemos bolotas. Pensámos então em fazer uma receita de panquecas utilizando farinha de bolota! Ao expor esta nossa ideia à mãe do Benjamim, ela disponibilizou-se em nos trazer farinha de bolota biológica da Herdade. Fizemos umas deliciosas panquecas saudáveis com maçã, banana, iogurte, farinha de aveia, farinha de trigo e farinha de bolota, e estavam deliciosas!

Rabanetes e salada!
Quando reparámos que as nossas alfaces já estavam prontas para serem colhidas fomos logo colher algumas folhas para fazer uma salada para o nosso almoço. Depois de colherem as folhas, as crianças também as migaram para dentro de uma taça. Aproveitámos o rabanete que o Duarte P. nos tinha trazido e juntámo-lo também à nossa salada. Apesar de uns terem gostado mais do que outros, todos provaram esta salada especial!

Educadora Eunice