Das partilhas de casa à semana da Natureza no Colégio


Na semana do dia da Mãe o Guilherme trouxe-nos uma partilha muito rica em conceitos e conteúdos, que registava o seu passeio em família pelo jardim “ZEN BUDDHA EDEN”
Nesse jardim, o Guilherme viu imensas coisas: estátuas grandes e pequenas, um ganso com o seu ninho, uma minhoca e alguns peixes. Uma panóplia de coisas todas relacionadas com a Natureza. Nesta nossa semana temática, aproveitámos as experiências do Guilherme e tentámos trazer uma a uma para dentro da nossa sala.
Começámos com os peixes pois, na sala dos 2 anos A, há um aquário com dois peixes, iguais aos que o Guilherme viu no seu passeio. Pedimos para ficar com os peixes na nossa sala durante esta semana. E assim foi, fizemos as apresentações e ficámos a conhecer o peixe “bebé” e o peixe “laranja”. Todos os dias alimentámos estes novos amigos e cuidámos deles com toda a ternura que merecem.

Na sua partilha o Guilherme encontrou uma minhoca. Deste modo, na 4ª feira fomos “visitados” por um grupo de minhocas. Minhocas? Sim, porque não? Colocadas num recipiente com terra, as minhocas moviam-se pela terra sobre o olhar atento das nossas crianças que, no início prestaram mais atenção à terra, até repararem que algo se mexia. O Manuel foi o primeiro a pegar nas minhocas e manipulá-las como se fossem esparguete. A Beatriz também se aventurou a tocar numa com o dedo e os restantes preferiram ficar só a observar e a explorar a terra.

Na 5ª feira arregaçámos as mangas e fomos semear salsa. Numa das nossas manhãs o Manuel trouxe-nos uma pequena flor que apanhou e, orgulhosamente, partilhou com o grupo. Na altura tivemos logo a ideia de “plantarmos” alguma coisa, mas o tempo não ajudou e fomos guardando esta ideia. Considerámos que a semana da Natureza era a semana perfeita para esta experiência e, por isso, escolhemos a salsa, pois é possível de semear o ano inteiro e por norma tem sempre resultados positivos.
Cada criança colocou terra, sementes e água num vasinho feito com cartão de caixas de ovos. Depois, como não podia faltar, os identificadores de cada um. Agora, resta-nos regar as nossas sementes todos os dias e esperar que da semente nasça a salsa.
Entretanto na 3ª feira fomos surpreendidos com uma partilha do Tomás que foi à quinta dos avós e “respirou natureza”. Na sua visita, o Tomás viu favas e decidiu trazer alguns exemplares para partilhar com o grupo. Explorámos as favas de forma ativa até que, o Francisco e o Ryan descobriram que elas se abriam e que lá dentro estavam uns gomos, sentimos a textura do seu interior e arrancámos as favas uma a uma. Alguns quiseram prová-las mesmo assim, mas cedo perceberam que não eram comestíveis. Foi então que propus semear as favas para ver se estas germinam. Começámos por colocar algumas favas envoltas num algodão humedecido com água e colocámo-las num vaso. Vamos regá-las todos os dias, tal como a nossa salsa, para ver se vimos “nascer” uma plantinha.
E assim, a partir de duas sementes diferentes, vamos acompanhar o seu crescimento, ver o resultado e observar diferenças e semelhanças.

Terminámos a semana com um espetáculo sensorial da Forbrain que nos deslumbrou com os seus efeitos luminosos e nos cativou desde o primeiro minuto. Foi uma bela viagem pelos cinco continentes, os seus sons, cheiros e elementos característicos.

Que semana tão rica que tivemos em partilhas e experiências!
Educadora Marta Parracho