Experiências sensoriais na Semana da Natureza e Ciência - Das conchinhas da praia às minhocas -


Durante a semana dedicada à Natureza e à Ciência os nossos bebés puderam disfrutar das várias partilhas das crianças de outras salas da Creche. Assim, começaram por receber uma caixa com terra e algumas minhocas. Ao tocarem na terra pela primeira vez, pudemos observar nos bebés diversas reações, desde caras de espanto a arrepios! Com o decorrer da exploração, os bebés foram ficando cada vez mais confortáveis, fazendo com que as suas duas mãos tocassem na terra. O facto de alguns dos amigos mais crescidos estarem muito envolvidos fez com que o receio dos mais novos se fosse desvanecendo.
Durante esta experiência os bebés também foram descobrindo algumas minhocas de verdade, que estavam na terra, e tocaram-lhes com um só dedo.
 Com as conchas do Duarte B., da sala 1 Ano B, e com a areia da praia que a Ana e a Susana trouxeram para o Berçário, os bebés fizeram uma visita à “praia”. Tocar na areia não satisfez muito os nossos bebés. Já as conchas tornaram aquela tarde ainda mais animada e repleta de música pois, ao baterem com as conchas umas nas outras, produziram sons que resultaram numa bela melodia!
No ateliê lúdico-expressivo de sexta-feira, assistiram ao espetáculo sensorial Forbrain, que fez as delícias de todos! Durante o espetáculo os bebés dançaram e viajaram pelos vários continentes, despertando os sentidos através das cores, luzes, aromas e sons. No final, foram convidados a interagir com vários equipamentos luminosos, experienciando assim os efeitos da Luz no próprio corpo, despertando os sentidos, a comunicação e a expressão corporal.
A equipa do Berçário