Manhã em família: Era uma vez uma cultura indígena…

Recebemos na nossa sala a mãe e o pai do João: a Evandra e o Manuel.
Esta foi uma manhã muito especial onde tivemos a oportunidade de conhecer uma cultura diferente: a cultura indígena. Quando estiveram no Brasil, o João e a sua família visitaram uma destas culturas e, trouxeram uma grande riqueza de conhecimentos para partilharem connosco.
Ao vermos algumas fotografias desta cultura, percebemos que têm hábitos, roupas, alimentações e objetos muito diferentes dos nossos.
Adorámos ver como se vestem e pintam as caras e por isso, também tivemos oportunidade de pintar as nossas caras como verdadeiros índios e cada um de nós teve direito a um cocar feito pela família do João. 
Depois ainda pudemos explorar os instrumentos musicais feitos com pele de animais. Muitos destes instrumentos nós nem conhecíamos! Adorámos tocar, cantar e dançar com estes novos instrumentos musicais.
Também assistimos a algumas fotografias da escola na aldeia indígena e notámos muitas diferenças: na sala, nos computadores, etc. A Evandra e o Manuel trouxeram-nos alguns manuais escolares da aldeia para vermos como são distintos dos nossos. Descobrimos que as letras deles são muito diferentes das nossas e é uma língua que está em extinção. No entanto, tal como nós aprendemos inglês, eles também aprendem português e por isso, conseguiam comunicar com o João.
Foi uma manhã muito rica onde aprendemos muito e também nos divertimos!
Obrigada aos pais do João por uma manhã em família tão especial… é tão bom conhecer novas culturas e perceber que somos todos diferentes mas tão iguais ao mesmo tempo.


Educadora Débora