Sala 2 Anos A - Observação e exploração do meio envolvente


Na nossa sala começámos a Semana da Natureza e Ciência de uma forma muito especial: a nossa primeira saída ao exterior. Desde que ficámos a saber o que iria acontecer nesta semana temática, ficámos muito entusiasmados em ir “ver a natureza”.
Assim que saímos do Colégio começámos logo a observar os elementos da natureza que nos rodeiam. Constatámos que a avenida do nosso Colégio tem muitas árvores e vimos muitos pássaros a voar. Os mais atentos também escutaram, de imediato, os passarinhos a cantar.
Quando chegámos ao edifício do 1º Ciclo, estava um pequeno grupo de crianças da sala dos 5 anos à nossa espera para nos fazer uma visita ao espaço exterior. Começámos por observar a bananeira e descobrir que é a árvore que “dá bananas” (Isabel). De seguida, observámos o lindo jardim do edifício nº 80 e verificámos que tem muitas flores e muito coloridas. Neste pequeno passeio falámos um pouco, com a ajuda dos amigos da sala dos 5 anos, sobre os cuidados a ter com a natureza.
“Não podemos arrancar as flores” (Pedro)
“Não podemos pisar os bichinhos” (Sofia)


Quando a nossa visita estava a terminar, fomos surpreendidos por um passarinho bebé que tem um ninho neste edifício e, com a ajuda do Sr. Pedro (porteiro do 1º e 2º Ciclos), pudemos mexer no passarinho.
Quando chegámos ao Colégio registámos todas as nossas descobertas e combinámos que nos próximos dias iriamos construir um placar para afixar na nossa sala com tudo o que tínhamos aprendido.
O nosso muito obrigada aos meninos da Sala dos 5 anos da Ed. Patrícia pela forma como nos receberam e partilharam tantos conhecimentos!

Terminámos esta semana temática da melhor forma, com o espetáculo Forbrain. Este espetáculo levou-nos a fazer uma viagem pelos continentes, na qual pudemos participar, quer através de movimentos quer da exploração sensorial.
Ainda na sexta-feira aproveitámos o excelente dia que se fazia sentir para lanchar no jardim e ouvir os passarinhos a cantar. Este lanche no exterior fez as delícias de todas as crianças do grupo, estávamos todos muito divertidos!
A Semana da Natureza e Ciência foi vivida por todos de uma forma muito intensa, pois vivenciámos muitas experiências e estivemos em contacto com diversos elementos naturais!

Educadora Tânia