Semana da Natureza e Ciência no JI


Na semana de 14 a 18 de maio decorreu no Colégio mais uma semana temática, desta vez dedicada à natureza e ciência. Durante esta semana, em cada uma das salas de JI, as crianças estiveram muito envolvidas em explorações e descobertas sobre curiosidades que foram surgindo nos grupos, provenientes da observação do meio ambiente em seu redor. Na sala dos 3 anos, tais curiosidades recaíram sobre as nuvens que observaram no céu durante uma manhã no jardim e que os levaram a fazer várias descobertas ao longo de um projeto sobre as nuvens. Já na sala dos 4 anos, a exploração do espaço exterior conduziu algumas crianças do grupo à descoberta dos bichos de conta, os quais cativaram a atenção e curiosidade das restantes crianças da sala, levando à realização de um projeto sobre os mesmos. Já na sala dos 5 anos, as atenções recaíram sobre a água a partir da observação do estado do tempo numa manhã de nevoeiro, a qual desencadeou uma conversa sobre a formação das nuvens que conduziu a um projeto sobre o ciclo da água.
Durante a semana temática, as crianças de cada uma das salas de JI estiveram assim muito envolvidas na realização dos respetivos projetos, fazendo várias descobertas, as quais foram registando para, posteriormente, partilharem entre si, num momento de comunicações com cada uma das salas.


As crianças de cada sala de JI, tiveram também oportunidade de fazer uma aula de educação física no exterior. Cada grupo, no respetivo horário da aula de educação física, fez uma animada caminhada até ao Parque José Gomes Ferreira, onde, na companhia do professor Nuno, realizaram um percurso na natureza composto por diversos desafios motores, os quais desempenharam sempre com muito entusiasmo.


Para finalizar esta semana temática, as três salas de JI rumaram ao Museu da Criança, onde assistiram à dinâmica “H2O - O ciclo da água", que os deixou mais despertos para a importância da água no nosso planeta.


A equipa de JI