Semana da Natureza e Ciência - “Onde moram os animais?”


A temática dos “Animais” tem despertado muito interesse junto das crianças do grupo. Quase todos os dias nos chegam livros, enciclopédias e outros objetos relacionados com os diferentes animais. Deste modo, optámos por organizar as atividades da semana temática da Natureza e Ciência no sentido de explorar os animais mais conhecidos e mais falados pelo grupo, bem como os seus habitats.
Assim, começámos a semana a explorar os animais de brincar que temos na nossa sala. Fomos falando sobre cada um deles e as crianças foram dizendo o que já sabiam sobre cada um. Depois disto, foi então colocada a questão: onde é que estes animais moram? “Em casas”, “Vivem na rua” “Nas árvores!” foram algumas das respostas das crianças. Depois disto, fomos pesquisar na internet e descobrimos alguns vídeos sobre os animais que vivem no ártico, na savana africana, na selva, na quinta e no mar.
Foi sugerido então ao grupo a construção destes diferentes habitats para colocar lá os nossos animais. Assim, no dia seguinte, divididos em pequenos grupos, as crianças foram recolher, pelo colégio, materiais e elementos naturais para poderem construir os diferentes habitats. Construímos a quinta, a selva e a praia mas ficou-nos a faltar o ártico e a savana, aos quais nos iremos dedicar nos próximos dias. Quando todos os habitats estiverem terminados, iremos organizar uma exposição e convidaremos as crianças de todas as salas para a irem visitar!


Na quarta-feira a nossa “Manhã em Família” também foi dedicada à Natureza! Recebemos os pais e a irmã da Matilde que nos trouxeram uma árvore para plantarmos na nossa horta! Apetrechados de pás, todos puderam escavar e contribuir para o plantio. Agora, resta-nos cuidar muito bem da nossa mangueira, esperar que se adapte bem ao nosso clima e que, daqui a alguns anos, possa dar o tão apreciado fruto tropical! Muito obrigada à família da Matilde por mais uma manhã tão rica.

Terminámos a semana temática da melhor forma, com o espetáculo sensorial Forbrain que fez as delícias de todas as crianças. Durante o espetáculo pudemos cantar, dançar e viajar pelos vários continentes, despertando os sentidos através das cores, luzes, aromas e sons! No final, as crianças foram convidadas a interagir com vários equipamentos luminosos, experienciando assim os efeitos da Luz nos objetos e no próprio corpo, despertando os sentidos, a comunicação e a expressão corporal.

Educadora Eunice