Tantas folhas, mas de onde vêm as folhas? - Semana da Natureza e Ciência


Todas as semanas chegam à sala folhas, trazidas pelas crianças, principalmente pela Maria e pela Matilde, que parecem gostar muito deste elemento da Natureza. Com tantas partilhas que já tivemos sobre folhas e, percebendo que é um interesse comum, uma vez que fazem parte das paredes da sala, esta semana dedicada à natureza, decidimos explorar este elemento.
Na 3ª feira, trouxemos para a sala muitas folhas. Folhas grandes, folhas pequenas, folhas verdes, folhas amarelas, folhas “recortadas”, folhas lisas enfim…folhas com a máxima variedade que conseguimos.

As crianças exploraram as folhas, observando-as e constatando as semelhanças e diferenças entre elas. Depois de toda a exploração, guardámos as folhas no saco e verificámos que cheiravam muito bem. Cada um cheirou o saco das folhas até que eu perguntei: “Alguém sabe de onde vêm as folhas?”. Os olhares pararam de repente, como que nas suas pequenas cabeças estivessem à procura da resposta.
A Margarida olhou para cima, como quem diz “eu sei que elas vêm de lá de cima” e a Maria disse “rua”. Perguntei: “Será? E se fôssemos à rua ver de onde vêm?”. Fomos então para o jardim, quais pequenos exploradores em busca da origem das folhas. Observámos o jardim todo, tocámos nas folhas que circundam o nosso Colégio e vimos que as folhas estão por todo o lado. Algumas estão nas plantas, outras nas árvores altas, outras em arbustos e até vimos algumas no chão do nosso jardim.

Na 4ª feira, realizámos uma pintura com folhas e com as cores presentes nas folhas que observámos no dia anterior. Pintar com folhas requer uma perícia diferente do que pintar com pinceis ou lápis, foi um desafio que gostámos muito.

Para podermos prolongar a experiência desta semana, construímos um herbário com todas as diferentes folhas que observamos e conhecemos- Também construímos um registo de tudo o que aprendemos esta semana. Desta forma, podemos “levar” para as semanas seguintes a fantástica semana que a temática da Natureza e Ciência nos proporcionou.

Terminámos a semana com um espetáculo luminoso da Forbrain, uma viagem pelos cinco continentes, os seus sons, cheiros e elementos característicos. Foi um espetáculo muito bonito que nos cativou e envolveu desde o primeiro minuto.


Educadora Marta Parracho