Da descoberta de bichos-de-conta à realização de um projeto


Com a chegada do bom tempo, passámos a frequentar mais vezes o nosso espaço exterior e um grupo de crianças, exploradoras e destemidas, começou a encontrar diversos animais no nosso canteiro! O interesse sobre estes pequenos animais foi crescendo de dia para dia, até que munidos de lupa, recaímos o nosso olhar para os bichos-de-conta que tem sido o bicho que encontramos em maior número no jardim.
Durante esta exploração, um grupo de crianças avançou para a realização de um projeto, de forma a dar resposta às suas curiosidades. Para além de nos preocuparmos em respondermos às nossas perguntas, fizemos ainda outras descobertas, por exemplo, descobrimos que os bichos-de-conta podem ter até 2cm de comprimento. E, desde aí que várias crianças tem testado este novo conhecimento, experimentado medir os bichos-de-conta que apanham! Um enorme desafio já que eles fogem muito depressa!
Depois de concluído o projeto, convidámos os nossos amigos dos 3 e dos 5 Anos para lhes comunicarmos o nosso projeto, transmitindo assim os nossos conhecimentos e fascínio por estes pequenos animais! No final fomos elogiados pela nossa apresentação e até recebemos algumas salvas de palmas!

Educadora Marta Lanhoso