Fomos à pesca!


Num fim-de-semana o Francisco foi passear à praia e observou alguns pescadores a pescar. Do seu entusiasmo e interesse resultou um carapau pequenino que um dos pescadores lhe ofereceu. Ao carapau, o Francisco juntou água do mar e areia para mostrar aos amigos.
Na sala, o Francisco partilhou connosco esta experiência e mostrou-nos o que trazia dentro do saco. Assim, tivemos a oportunidade de mexer no peixe e de sentir o cheiro do mar, que vinha dentro do saco com água salgada. As crianças adoraram o toque escorregadio do peixe, assim como a areia e o cheiro a mar, que nos remeteram para recordações do Verão.


Conversámos um pouco sobre a experiência do Francisco e tudo o que ouvíamos era “Peixeeeee”, até que propus irmos ver algumas imagens de pescadores para percebermos como é que eles pescavam. Observámos que existem duas formas de pescar, com cana e com rede, e assistimos a pequenos filmes de pescadores a lançar a cana à água e a apanharem o peixe. Com toda esta informação, fizemos um registo e afixámo-lo para podermos observar e relembrar, sempre que quisermos, a partilha do Francisco.
Durante a visualização de imagens e vídeos apercebi-me que as crianças ficaram muito interessadas no ato de pescar em si, sendo que algumas até tentavam imitar o movimento dos pescadores. Foi então, que nos lembrámos de lhes proporcionar essa experiência, ainda que, em forma de brincadeira.
Aproveitámos a panóplia de paus que o Henrique costuma partilhar connosco para fazermos as canas de pesca, que tinham a forma ideal para o efeito pretendido. Selecionámos algumas imagens de peixes que imprimimos e colocámos-lhes um clipe. Nos paus, prendemos um fio de pesca e colámos na ponta um íman, elaborando assim um jogo de pesca para a nossa sala. Depois foi dar a cana às crianças e deixá-las vivenciar esta experiência.

Foi muito divertido, obrigada Francisco e Henrique!

Educ. Marta Parracho