“Marta trouxe feijões e algodão para podermos ver as raízes!”


Durante a pesquisa do projeto sobre os bichos-de-conta, descobrimos que eles comem raízes, “mas o que são raízes?” perguntou a Júlia, muito intrigada! Vimos algumas imagens no computador e escrevemos no diário que queríamos ver raízes. No dia seguinte, fomos surpreendidos com um “kit” preparado pela Júlia, um copo com algodão, 8 feijões e 3 grãos para fazermos uma experiência! Ficámos todos muito entusiasmados com a proposta da Júlia e combinámos realizá-la durante a semana.
Chegado o dia, começámos por contabilizar o número de sementes e a Francisca sugeriu fazermos pares, para a realização da experiência, já que tínhamos 11 sementes e o nosso grupo é composto por 22 crianças. De seguida, pensámos em conjunto, no sítio da nossa sala que tivesse muita luz, concluindo todos que seria a janela! Algumas crianças sugeriram utilizar os frascos do essencial para a realização da experiência mas rapidamente concluímos que não tínhamos onde os colocar perto da janela. Até que a Margarida sugeriu utilizar umas bolsas para se poderem afixar na janela. A partir deste comentário sugeri utilizarmos micas, por serem bolsas transparentes e assim podermos acompanhar o crescimento das nossas sementes. A ideia foi aceite por todos e depois de definidos os pares, cada par recebeu uma bolsa para escrever os respetivos nomes.
Posteriormente, cada par realizou a experiência com muita concentração, sobretudo na parte de molhar o algodão, tendo a preocupação de não o molhar demasiado. Desde que realizámos a experiência que as crianças observam as bolsas com muita atenção e avaliam se é necessário colocar ou não água, com a ajuda de um borrifador. Algumas até utilizam a lupa para observar minuciosamente se já aconteceu alguma alteração ou não. Resta-nos aguardar que a nossa experiência dê “frutos”!

Educadora Marta Lanhoso