Qual o nome da arara com mais votos nas 3 Salas do J.I.?


Esta semana lemos um e-mail que nos chegou ao colégio, da Plano 6, a pedir a nossa ajuda para a escolha de um nome de uma arara, para uma personagem de um musical. Ficámos todos muito entusiasmados com este pedido e de imediato constatámos que os três nomes sugeridos começavam todos pela mesma letra (J): Jacó, Josué e Joaquim. De seguida, cada um partilhou o nome que achava mais engraçado. De forma a clarificar o número de votos, decidimos fazer um registo com tinta, através da carimbagem de rolhas. Ao observarmos o resultado final, concluímos que o nome com maior número de votos na nossa sala é o Jacó.
No entanto, como pediram ao colégio apenas uma sugestão, enviámos um e-mail para a educ. Patrícia (sala 5 anos) e para a educ. Débora (sala 3 anos), a comunicar as nossas votações e a pedir-lhes para partilharem connosco as deles.
Posteriormente, recebemos resposta ao nosso e-mail e assim ficámos a par de o número de votos que cada um dos nomes das araras teve em cada uma das salas. Como é que podemos saber o número total que cada um dos nomes teve? – Perguntei-lhes. Para a resolução do problema, a Maria sugeriu utilizarmos um material da nossa sala para representar os votos de cada uma das salas. Definimos então que os nossos votos seriam representados por cubos de encaixe, os da sala dos 3 anos por tampas e os dos 5 anos por canetas gastas. Desta forma, através da contagem dos materiais/votos, conseguimos obter o número total de votos de cada um dos nomes possíveis, concluindo que o que teve maior número de votos (27) foi o Josué!

Educadora Marta Lanhoso