Reconto do “Ganso, Gastão”


Numa tarde dedicada às dinamizações de história, um grupo manifestou vontade de fazer um reconto de uma história e outro por realizar um teatro. Decidimos então dividirmo-nos em dois grupos, de acordo com os interesses das crianças.
O grupo interessado no reconto escolheu a história “Ganso, Gastão” de Petr Horácek, para trabalhar. As crianças recontaram a história em voz alta enquanto eu escrevia numa folha. Depois de terminado o reconto, entre si distribuíram as ilustrações necessárias, combinando quem fazia o quê, começando de seguida todos a trabalhar. No momento de passar o reconto para o computador, perguntei se alguém queria fazê-lo, voluntariando-se o João para essa tarefa.
Depois das ilustrações todas realizadas e do texto impresso, organizaram a sequência de imagens e colaram o texto nas páginas correspondentes, terminando assim o reconto. Orgulhosos do nosso trabalho, chegou o momento de decidir a quem iríamos apresentar o reconto. O Gabriel sugeriu convidarmos o berçário para o seu irmão ter oportunidade de ouvir a história e o Henrique R. também se demonstrou entusiasmado com essa ideia, já que o seu irmão também faz parte do berçário. Todos concordaram e decidiram também convidar as crianças das salas de 1 ano, uma vez que estas ainda não tinham tido oportunidade de assistir a uma apresentação nossa. A Maria, a Maria Laura e o João começaram logo a fazer os convites.
No dia e hora combinados, preparámos a sala multiusos para receber as crianças mais novas do nosso colégio e foi com grande entusiasmo que lhes apresentámos o nosso reconto! Todos tiveram a atenção de segurar bem nas folhas para não distrair os mais novos, assim como o cuidado de projetar bem a voz! E desta forma fizemos as delícias das crianças mais pequeninas, que nos bateram palmas no final da apresentação. Também recebemos elogios dos nossos amigos que também assistiram! Estão todos de parabéns!

Educadora Marta Lanhoso