Semana da Natureza e da Ciência - 1º Ciclo e 2º Ciclo


Entre os dias 14 e 18 de maio decorreu a Semana da Natureza e da Ciência. Partilhámos bons momentos de experimentação, de atividade intelectual e física, bem como desfrutámos do ar livre e da Natureza.
Para além das atividades específicas de cada turma, todos os alunos do 1º e do 2ºCiclo visitaram o Pavilhão do Conhecimento, concretamente a exposição “Angry Birds”, tendo a oportunidade de explorar a ciência através de variadíssimas experiências estruturadas e desafiantes; muitas delas levaram os alunos a conhecer os limites e as potencialidades do seu corpo e a forma como a Natureza, a Física e a Química fazem parte e interagem com ele.
Após a visita à exposição, fizemos um piquenique num jardim próximo do Pavilhão do Conhecimento, e aí pudemos alargar o contacto com a Natureza e desfrutar de um momento descontraído e simpático de convívio e partilha.
Ainda no decorrer desta semana, a turma do 1.º ano teve oportunidade de dedicar algum tempo à realização de atividades experimentais relacionadas com propriedades da água e de alguns materiais de uso corrente.
As turmas do 1.º e 2.º ano usufruíram também de uma aula de Educação Física no parque. O ar puro, o som dos pássaros e o contacto direto com a Natureza, proporcionaram uma aula muito enriquecedora.
A meio da semana, as professoras do 1.º e 2ºanos desafiaram os alunos a passarem um dia de aulas ao ar livre. Foi assim que, todas as atividades desse dia contribuíram para o desenvolvimento pessoal, social e para a consciência ambiental de cada um dos alunos. Desde propostas de escrita, de pesquisa à lupa e de arte até à música e ao inglês, os alunos vivenciaram experiências únicas e diferentes das habituais.
Na turma do 3ºano, a semana começou com uma aula de Educação Física no parque. O professor Nuno definiu um percurso com diferentes objetivos, que proporcionou um momento de ginástica muito enérgico. Para além disso, as duas turmas tiveram ainda, na quarta-feira, uma sessão de cozinha molecular. Numa das turmas o tema foi apresentado em Inglês, com a teacher Carla e, depois, teve continuidade no refeitório, com “as mãos na massa”. Interpretando cuidadosamente a receita, os alunos conseguiram elaborar uma saborosa recriação de “esparguete à bolonhesa”, com ingredientes muito docinhos e saudáveis! Nesse dia, o seu almoço foi completado por essa deliciosa sobremesa! Na quinta-feira, os alunos vivenciaram um momento de escrita e de leitura no jardim, desfrutando dos sons da Natureza e da tranquilidade que estes nos dão.
Na sala do quarto ano, também houve lugar para um debate reflexivo, consciente, mas entusiasta sobre o sentido da existência de animais no Circo. Os alunos elaboraram um cartaz com os argumentos que identificaram a favor e contra e desafiam-vos a continuar a pensar sobre este tema tão sensível no vosso contexto familiar. Visitem a sala de exposições e apreciem os cartazes de sensibilização que as crianças construíram para nos ajudarem a pensar melhor sobre os cuidados que devemos ter com a Natureza, nas suas variadíssimas vertentes.
Dando seguimento à rotina quinzenal de realizar sessões experimentais, na Semana da Ciência e da Natureza os alunos do quarto ano aprofundaram o tema da conservação da capacidade e graduaram alguns recipientes medidores para utilizarem como instrumentos de trabalho noutras situações. Foi este o mote para o trabalho das unidades de medida de capacidade e de volume e respetivas relações entre elas, de forma contextualizada e dinâmica.
Esta foi uma semana muito rica, quer na diversidade de experiências, quer na consciência de que se pode aprender em todo o lado e que a Natureza é uma riqueza inigualável, da qual devemos desfrutar, respeitando-a e preservando-a responsavelmente. Divirtam-se e aprendam de forma sustentável!
Espreitem a nossa exposição e vejam um pouco do que fizemos neste dia!
 As professoras do 1ºCiclo