“Como é que se joga basquete?”



Numa reunião da manhã, no momento de dar a palavra aos inscritos do mapa quero mostrar, contar ou escrever, estava lá o nome do Guilherme que partilhou logo que queria mostrar a sua bola de basquete! Ao aparecer a bola, várias crianças levantaram o braço para lhe fazer algumas questões, nomeadamente: “Como é que se joga basquete?”. A grande maioria tinha já a ideia de que ao contrário do futebol, se jogava com as mãos, mas como? O Guilherme mostrou ainda como é que se devia bater a bola do chão e o interesse de alguns foi aumentando, assim como a vontade de experimentar!
Reunimos assim um pequeno grupo, com o intuito de descobrir como é que se joga basquete e quais as regras deste jogo, ao mesmo tempo que demonstravam uma grande vontade de experimentar jogar. Recorremos à comunidade educativa, uma vez que, na sala ao lado, tínhamos um pai que nos podia ajudar neste interesse. Convidámos então o António para nos responder às nossas questões e para nos ensinar a jogar. Combinámos ainda usufruir deste momento, no campo do 2º Ciclo, que contém cestos de basquete!
No dia e hora combinados, dirigimo-nos radiantes ao edifício dos mais crescidos e ficámos encantados com o campo e com os cestos tão altos, que nos fez logo sonhar, “acho que na sala dos 5 anos já devemos chegar aos cestos”, partilhavam o Gabriel e o Henrique Diniz.
Dividimo-nos em pequenos grupos e, com a ajuda do António, tentámos driblar a bola. Depois, um de cada vez dirigiu-se ao cesto e tentou a sua sorte! Posteriormente, ainda assistimos a um pequeno vídeo de um jogo de basquete e tivemos oportunidade de colocar as nossas questões. Deste modo, conseguimos satisfazer a nossa curiosidade, de uma forma muito prática, tendo a possibilidade de testar todos os novos conhecimentos no campo! Sem dúvida, uma manhã muito enriquecedora e divertida para todos! Obrigada mais uma vez António pela disponibilidade e atenção!

Educadora Marta Lanhoso