Dois convidados especiais e uma manhã muito enriquecedora na sala do 2.º ano


No dia 21 de junho, os alunos da turma do 2.º ano receberam dois convidados muito especiais: o pai da Laura e o Diretor Executivo da TSF (Ricardo Oliveira Duarte).
No seguimento da comunicação do projeto sobre os meios de comunicação pessoal e social, feita aos pais e à comunidade escolar, o pai da Laura, sendo jornalista de formação, propôs a vinda de um jornalista à sala, de forma a apresentar aos alunos esta profissão.
Assim, foi num ambiente de curiosidade e muitas surpresas, que os nossos convidados partilharam connosco um pouco do que fazem no seu dia-a-dia.
O pai da Laura, assessor na REN (Redes Energéticas Nacionais), explicou-nos de forma clara, e através de uma apresentação em Powerpoint, o trabalho desenvolvido na empresa.
O Ricardo explicou-nos, também com clareza e entusiasmo, como é ser jornalista, alguns dos sítios por onde já passou e pessoas que entrevistou.
No final, fomos ainda surpreendidos com algum do material que o Ricardo utiliza no seu dia-a-dia (microfone, gravador e cabo) e simulámos um cenário repleto de pessoas na praia. Neste momento, o Ricardo assumiu o papel de jornalista e foi entrevistando vários banhistas que se encontravam na praia, de forma a perceber até que ponto estão cientes dos cuidados a ter com o calor.
Foi, sem dúvida, uma manhã muito enriquecedora para todos. Os alunos aprofundaram os seus conhecimentos acerca desta profissão, relembraram os cuidados a ter, sobretudo nesta altura do ano e com as vagas de calor, e ainda receberam como recordação a gravação da entrevista feita, bem como um bloco de notas e uns lápis da REN.
Bem-haja aos nossos convidados pelo empenho e dedicação com que nos presentearam nesta manhã.
Para terminar, não deixem de ouvir a gravação, com que fomos surpreendidos à chegada, pelos nossos convidados.

Bárbara Ribeiro