Um lanche para as avós!


Na chegada ao Colégio, o Manuel mostrou-nos um livro da porquinha pepa que parecia ser muito importante para si, uma vez que, não o largava por nada, nem mesmo por uma bolacha.
Falámos com o Manuel e combinámos guardar o momento da história para antes do almoço, de forma a darmos continuidade à rotina da manhã. Adoramos receber partilhas, mas nem sempre conseguimos dar, de imediato, a atenção que merecem, por estarmos ainda envolvidos na exploração de outras atividades. Contudo, tentamos sempre organizarmo-nos para dar resposta a cada uma das partilhas que nos chega à sala.
Antes do almoço, tal como combinado, ouvimos a história do Manuel. Confessamos que não esperávamos que a história da porquinha pepa tivesse o impacto que teve no nosso grupo, nem que nos levasse onde nos levou… passamos então a explicar…
O título do livro era “a minha avó” e à medida que contava as várias vivências, da pepa com a avó, ia-me apercebendo do crescente entusiasmo do grupo. Alguns verbalizavam a palavra avó, outros reagiam a momentos específicos da história, como que se lhes recordasse alguma coisa. Depois da história tentei conversar um pouco com eles, tentando descobrir aquilo que eles me estavam a querer contar, mas que não conseguiam transmitir em palavras. No entanto, acabei por conseguir perceber algumas das palavras, mas que descontextualizadas não faziam sentido. Decidimos então conhecer um pouco das avós, através do envio de um pequeno trabalhinho para casa: uma folha com o mesmo título do livro “a minha avó”. O objetivo era que cada família nos apresentasse a sua avó ou avós e que partilhassem o que avó e neto(a) gostam de fazer juntos. Esta ideia surgiu por sentirmos que as nossas crianças tinham mais para partilhar connosco, mas por terem 1 ano não conseguiam fazê-lo e, por isso, decidimos pedir ajuda a quem “fala” por eles, os pais.
Posteriormente, chegaram-nos à sala apresentações deliciosas, ternurentas, criativas e em todas elas conseguíamos ver o orgulho e o carinho no olhar das crianças, enquanto mostravam o seu trabalho, assim como a ternura e amor que cada trabalho espelhava. Tivemos então a ideia de convidarmos todas as avós para virem lanchar connosco e assim podermos conhecê-las pessoalmente.



Fizemos o convite aos pais e a recetividade foi quase imediata, o que nos deixou muito entusiasmadas! Marcámos então para o dia 29 de junho, para podermos dar tempo a que todas as avós pudessem organizar-se para estarem presentes, pois ficámos a saber que algumas moravam fora do distrito de Lisboa.
No dia 29, logo pela manhã, fizemos uns queques com a receita do bolo de iogurte para recebermos as nossas queridas avós. Estávamos tão entusiasmados e envolvidos que mal podíamos esperar pelo grande momento. Quando finalmente começámos a ver as avós a entrarem pela nossa sala, foi indescritível a doçura do momento. O sorriso na cara de avós e netos encheu a nossa sala de ternura e as crianças apreçaram-se em mostrar a nossa sala e todos os registos que temos nas nossas paredes, partilhando assim com as avós os vários registos que fizemos ao longo deste ano letivo.

Adorámos conhecer as avós, falar um pouco com elas e perceber a importância que têm na vida das nossas crianças.
Muito Obrigada Manuel por esta partilha que nos encheu de ternura neste final de ano incrível!
Obrigada avós pela vossa presença e pelos mimos que nos trouxeram. Ficámos de coração cheio!
Educadora Marta Parracho