O nosso primeiro “projeto”….a nossa primeira “comunicação”


Na sala de um ano, as crianças expressam-se de inúmeras maneiras e encontram várias formas de se fazerem entender, mas, as primeiras palavras por vezes levam o seu tempo a surgir. Ao longo do ano estabelecemos muitas conversas, ouvimos muitas histórias e fomos desenvolvendo com eles um clima de comunicação e de livre expressão verbal que começou a dar frutos no início deste trimestre com um notório desenvolvimento linguístico no grupo.
As partilhas que nos foram chegando, foram despertando um crescente interesse e uma curiosidade gradual pelo mundo que os rodeia e foram trazendo muitas experiências, que nos ajudaram também a estimular as estruturas cognitivas em desenvolvimento nesta faixa etária.
Todas estas características reunidas, permitiram-nos olhar para a nossa última partilha com outros olhos e arriscar na realização de um pequeno “projeto” e da sua consequente “comunicação”. O trabalho por projetos é uma metodologia muito frequente no nosso Colégio que leva as crianças a descobrirem mais sobre determinado assunto e a comunicarem aquilo que descobriram. É sobretudo utilizada no jardim de infância, pois requer algumas competências cognitivas e linguísticas. No entanto, os primeiros passos podem ser dados na Creche, e foi isso que fizemos quando recebemos a partilha da Beatriz que visitou o Fluviário de Mora. Na sua visita, a Beatriz viu um animal que despertou o seu interesse e trouxe-nos uma réplica em peluche: uma Lontra. A lontra não é um animal muito conhecido das crianças e por isso, propus ao grupo descobrirmos mais sobre este interesse da Beatriz que acabou por se estender a todos.


Vimos várias imagens e filmes de lontras no seu habitat natural e, acabámos por registar duas coisas que descobrimos durante o visionamento dos mesmos: o que comem as lontras e onde vivem. Depois de reunida a informação e organizada nas folhas que podem ser vistas em sala, coloquei as perguntas ao grupo e o Francisco e o Guilherme responderam sem hesitação: “Peixes” disse o Francisco quando viu a imagem da lontra a comer um peixe e “auaua” disse o Guilherme quando as viu nadar. Estavam reunidas as condições para experimentarmos e nos aventurarmos pela nossa primeira “comunicação”. Descobrimos ainda que as lontras também comem caranguejos (uma palavra que o Francisco aprendeu a dizer com este projeto) e ouriços do mar. Com a minha ajuda, fomos então à outra sala de 1 ano para lhes “comunicarmos” o que aprendemos sobre as lontras e acabámos por descobrir que também para eles este animal era uma novidade.

Não conseguimos colocar em palavras o orgulho que sentimos nos nossos meninos na comunicação deste projeto. A alegria, o interesse, o empenho que demonstraram com apenas 1 /2 anos. Ficámos emocionadas de os ver ali, em frente a um outro grupo e a contarem o que aprenderam, ainda que por palavras soltas, foi a sua primeira “comunicação”, o seu primeiro “projeto”. Parabéns!

Educadora Marta Parracho