O nosso primeiro “projeto”….a nossa primeira “comunicação”
Na sala de um
ano, as crianças expressam-se de inúmeras maneiras e encontram várias formas de
se fazerem entender, mas, as primeiras palavras por vezes levam o seu tempo a
surgir. Ao longo do ano estabelecemos muitas conversas, ouvimos muitas
histórias e fomos desenvolvendo com eles um clima de comunicação e de livre
expressão verbal que começou a dar frutos no início deste trimestre com um
notório desenvolvimento linguístico no grupo.
As partilhas que
nos foram chegando, foram despertando um crescente interesse e uma curiosidade
gradual pelo mundo que os rodeia e foram trazendo muitas experiências, que nos
ajudaram também a estimular as estruturas cognitivas em desenvolvimento nesta
faixa etária.
Todas estas
características reunidas, permitiram-nos olhar para a nossa última partilha com
outros olhos e arriscar na realização de um pequeno “projeto” e da sua
consequente “comunicação”. O trabalho por projetos é uma metodologia muito
frequente no nosso Colégio que leva as crianças a descobrirem mais sobre
determinado assunto e a comunicarem aquilo que descobriram. É sobretudo
utilizada no jardim de infância, pois requer algumas competências cognitivas e
linguísticas. No entanto, os primeiros passos podem ser dados na Creche, e foi
isso que fizemos quando recebemos a partilha da Beatriz que visitou o Fluviário
de Mora. Na sua visita, a Beatriz viu um animal que despertou o seu interesse e
trouxe-nos uma réplica em peluche: uma Lontra. A lontra não é um animal muito
conhecido das crianças e por isso, propus ao grupo descobrirmos mais sobre este
interesse da Beatriz que acabou por se estender a todos.
Vimos várias
imagens e filmes de lontras no seu habitat natural e, acabámos por registar
duas coisas que descobrimos durante o visionamento dos mesmos: o que comem as
lontras e onde vivem. Depois de reunida a informação e organizada nas folhas
que podem ser vistas em sala, coloquei as perguntas ao grupo e o Francisco e o
Guilherme responderam sem hesitação: “Peixes” disse o Francisco quando viu a
imagem da lontra a comer um peixe e “auaua” disse o Guilherme quando as viu
nadar. Estavam reunidas as condições para experimentarmos e nos aventurarmos
pela nossa primeira “comunicação”. Descobrimos ainda que as lontras também
comem caranguejos (uma palavra que o Francisco aprendeu a dizer com este
projeto) e ouriços do mar. Com a minha ajuda, fomos então à outra sala de 1 ano
para lhes “comunicarmos” o que aprendemos sobre as lontras e acabámos por
descobrir que também para eles este animal era uma novidade.
Não conseguimos
colocar em palavras o orgulho que sentimos nos nossos meninos na comunicação
deste projeto. A alegria, o interesse, o empenho que demonstraram com apenas 1
/2 anos. Ficámos emocionadas de os ver ali, em frente a um outro grupo e a
contarem o que aprenderam, ainda que por palavras soltas, foi a sua primeira
“comunicação”, o seu primeiro “projeto”. Parabéns!
Educadora Marta
Parracho