Estamos de volta e mais crescidos!


O novo ano letivo já começou e trouxe-nos muitas novidades. Estamos mais crescidos, estamos numa sala nova e temos um jardim maior, agora estamos na sala dos 2 anos!
Temos amigos novos que temos vindo a conhecer aos poucos, pois tem sido aos poucos que eles têm chegado e ficado connosco. Para nós, há imensas novidades, mas para os amigos novos, que nos conhecem pela primeira vez, ainda mais, e juntos temos passado estes dias em verdadeiras descobertas.
Descobertas de novas relações afetivas tanto com os adultos como com os pares, onde vamos estabelecendo ligações seguras e de confiança, assim como, vão surgindo as primeiras ligações de “amizade” que se vão notando na hora de brincarem.
Descobertas de todas as áreas da sala, as suas funções, os brinquedos que compõem cada área, brincadeiras possíveis e imaginárias em cada espaço. Aos poucos, vamos agindo sobre cada objeto e tomando este espaço como nosso, apropriando-nos de cada material.



Descobertas da rotina e de como os nossos dias vão passando. Vamos tendo uma maior consciência de cada momento e isso ajuda-nos a nos sentirmos seguros e tranquilos, pois vamos sendo capazes de antecipar a rotina que se segue até ao momento de voltarmos de novo para casa.



Este primeiro mês de setembro é sem dúvida um mês de descobertas, para eles, para nós e para todos os pais que fazem parte desta viagem. A viagem, essa já começou, desde o primeiro dia em que abrimos as portas e demos as boas vindas a mais um ano letivo. Um ano em que temos tanto para descobrir, juntos, teremos um ano cheio de aventuras, desafios, projetos, partilhas, conversas, aprendizagens e tudo aquilo que nos permitirmos alcançar.
Será um ano inesquecível, temos a certeza!

Educadora Marta Parracho