Das partilhas de casa às comunicações no Colégio



Na sala dos 2 anos A, durante o mês de setembro e no decorrer deste mês de outubro, começaram a surgir as primeiras comunicações de partilhas significativas na vida das nossas crianças.
A primeira partilha foi da Carminho, quando foi ao "Museu dos doces" e comunicou ao grupo que esteve numa piscina de doces e de bolas! Para além das fotografias que nos apresentou que tinham imensa cor, a Carminho trouxe-nos também um saco cheio de bolas, daquelas que enchem as piscinas e que fazem as delicias de qualquer criança. Exploramos livremente as bolas e em seguida mostrei ao grupo umas bolas igualmente coloridas em papel e sugeri que fizéssemos uma colagem de foram a tentar reproduzir a piscinas de “doces” que a Carminho partilhou. As crianças adoraram realizar esta tarefa e a nossa sala encheu-se de bolas.



Também o João quis partilhar um livro de feltro com jogos; jogos esses que fizeram as delícias das nossas crianças. A cada página as crianças encontravam um desafio diferente, mas todos eles ricos em conteúdos, conceitos e materiais diferentes que cativaram de imediato a atenção de todos. Mas de facto o que realçou mais foi o orgulho e gosto que o João demostrou ao realizar a sua partilha. De fato, começa-se a notar um maior à vontade que os nossos meninos têm em estar em grande grupo e comunicar o que é mais importante para eles.



Outra partilha muito interessante foi a da Matilde: a Matilde foi um fim de semana à horta da prima Lola e colheu alguns legumes. Numa manhã, a Matilde trouxe para a escola um saco cheio dos legumes que apanhou na horta da prima Lola e foi maravilhoso partilhar e comunicar ao grupo, as fotografias e todos os legumes que colheu. O grupo ficou bastante entusiasmado e quis explorar e mexer nos legumes que a Matilde trouxe. Desta partilha surgiu a vontade de fazer alguma "coisa" com a abóbora (que por ser grande impressionou o grupo no geral). Assim, fizemos queques de abóbora para o nosso lanche.



O momento das partilhas tem sido estimulado, uma vez que temos vindo a observar o gosto e entusiasmo dos nossos meninos e, de facto, as partilhas que nos chegam são cada vez mais e isso deixa-nos muito orgulhosas. Resultado disso tem sido a aquisição de vocabulário novo, bem como temos vindo a constatar, que a construção frásica está mais elaborada. Na verdade, estamos todos muito orgulhosos destas comunicações e dos processos e resultados que estão a ter junto do grupo.
Educadora Natacha