Das partilhas de casa às comunicações no Colégio
Na sala dos 2 anos A,
durante o mês de setembro e no decorrer deste mês de outubro, começaram a
surgir as primeiras comunicações de partilhas significativas na vida das nossas
crianças.
A primeira partilha foi
da Carminho, quando foi ao "Museu dos doces" e comunicou ao grupo que
esteve numa piscina de doces e de bolas! Para além das fotografias que nos
apresentou que tinham imensa cor, a Carminho trouxe-nos também um saco cheio de
bolas, daquelas que enchem as piscinas e que fazem as delicias de qualquer
criança. Exploramos livremente as bolas e em seguida mostrei ao grupo umas bolas
igualmente coloridas em papel e sugeri que fizéssemos uma colagem de foram a
tentar reproduzir a piscinas de “doces” que a Carminho partilhou. As crianças
adoraram realizar esta tarefa e a nossa sala encheu-se de bolas.
Também o João quis
partilhar um livro de feltro com jogos; jogos esses que fizeram as delícias das
nossas crianças. A cada página as crianças encontravam um desafio diferente,
mas todos eles ricos em conteúdos, conceitos e materiais diferentes que
cativaram de imediato a atenção de todos. Mas de facto o que realçou mais foi o
orgulho e gosto que o João demostrou ao realizar a sua partilha. De fato,
começa-se a notar um maior à vontade que os nossos meninos têm em estar em
grande grupo e comunicar o que é mais importante para eles.
Outra partilha muito
interessante foi a da Matilde: a Matilde foi um fim de semana à horta da prima
Lola e colheu alguns legumes. Numa manhã, a Matilde trouxe para a escola um
saco cheio dos legumes que apanhou na horta da prima Lola e foi maravilhoso
partilhar e comunicar ao grupo, as fotografias e todos os legumes que colheu. O
grupo ficou bastante entusiasmado e quis explorar e mexer nos legumes que a
Matilde trouxe. Desta partilha surgiu a vontade de fazer alguma "coisa"
com a abóbora (que por ser grande impressionou o grupo no geral). Assim,
fizemos queques de abóbora para o nosso lanche.
O momento das partilhas
tem sido estimulado, uma vez que temos vindo a observar o gosto e entusiasmo
dos nossos meninos e, de facto, as partilhas que nos chegam são cada vez mais e
isso deixa-nos muito orgulhosas. Resultado disso tem sido a aquisição de
vocabulário novo, bem como temos vindo a constatar, que a construção frásica
está mais elaborada. Na verdade, estamos todos muito orgulhosos destas
comunicações e dos processos e resultados que estão a ter junto do grupo.
Educadora Natacha