“Estamos a precisar dos identificadores das áreas que tínhamos na Sala dos 4 Anos!”


Iniciámos o ano letivo com grande entusiasmo e todos nos sentimos muito crescidos por estarmos na sala dos 5 anos, no edifício do 1º Ciclo! Este novo ano trouxe-nos novos amigos e tem sido com grande alegria que os temos conhecido e ajudado a integrar-se no nosso colégio.
O espaço é novo para todos, pelo que andamos a explorar, tanto o jardim como a sala, em conjunto, e a disfrutar de todos esses momentos. Na sala, as áreas escolhidas pela grande maioria foram a dos jogos e do faz de conta que foram “invadidas” por vários elementos curiosos a querer descobrir a funcionalidade de cada jogo, assim como a dar sentido à brincadeira a partir do novo mobiliário.
Com esta preferência tão acentuada algumas crianças foram comentando que fazia mesmo falta os identificadores das áreas que tínhamos na sala dos 4 anos, uma vez que se tornava difícil estarem tantas crianças, ao mesmo tempo, nas áreas referidas. Combinámos então numa reunião da manhã, explicar aos novos amigos como é que organizávamos a sala no ano anterior, partilhando as áreas de trabalho e os identificadores que tínhamos. Posteriormente, conversámos sobre as áreas da atual sala e decidimos, em conjunto, quantas crianças podem estar em cada uma delas. Posto isto, foi tempo de dividir tarefas e a pares parte do grupo realizou os identificadores das áreas.

Em simultâneo, fomos sentido também falta de outro instrumento: o mapa das tarefas. “Como é que sabemos quem é que vai buscar a fruta? E quem é que a dá? E quem é que vai buscar o material do plano do dia?” foram algumas das questões que emergiram nos primeiros dias, sentido então necessidade de começarmos a realizar o nosso mapa das tarefas. Primeiro conversámos sobre as tarefas que queremos ter na sala e, durante essa conversa, lembrámo-nos de alguns mapas, como o mapa do tempo e o calendário. Para que possamos ter responsáveis por cada uma das tarefas pensadas, algumas crianças fizeram a ilustração de cada uma das tarefas, para que a leitura de cada uma delas seja clara para todos. E desta forma, vamos construindo o nosso cenário pedagógico!

Educ. Marta Lanhoso