“Estamos a precisar dos identificadores das áreas que tínhamos na Sala dos 4 Anos!”
Iniciámos o ano letivo com grande entusiasmo e todos nos sentimos
muito crescidos por estarmos na sala dos 5 anos, no edifício do 1º Ciclo! Este
novo ano trouxe-nos novos amigos e tem sido com grande alegria que os temos
conhecido e ajudado a integrar-se no nosso colégio.
O espaço é novo para todos, pelo que andamos a explorar, tanto o
jardim como a sala, em conjunto, e a disfrutar de todos esses momentos. Na
sala, as áreas escolhidas pela grande maioria foram a dos jogos e do faz de conta que
foram “invadidas” por vários elementos curiosos a querer descobrir a
funcionalidade de cada jogo, assim como a dar sentido à brincadeira a partir do
novo mobiliário.
Com esta preferência tão acentuada algumas crianças foram comentando
que fazia mesmo falta os identificadores das áreas que tínhamos na sala dos 4
anos, uma vez que se tornava difícil estarem tantas crianças, ao mesmo tempo, nas
áreas referidas. Combinámos então numa reunião da manhã, explicar aos novos
amigos como é que organizávamos a sala no ano anterior, partilhando as áreas de
trabalho e os identificadores que tínhamos. Posteriormente, conversámos sobre
as áreas da atual sala e decidimos, em conjunto, quantas crianças podem estar
em cada uma delas. Posto isto, foi tempo de dividir tarefas e a pares parte do
grupo realizou os identificadores das áreas.
Em simultâneo, fomos sentido também falta de outro instrumento: o mapa das tarefas. “Como é que sabemos quem é que vai buscar a fruta? E quem é que a dá? E
quem é que vai buscar o material do plano do dia?” foram algumas das
questões que emergiram nos primeiros dias, sentido então necessidade de começarmos
a realizar o nosso mapa das tarefas.
Primeiro conversámos sobre as tarefas que queremos ter na sala e, durante essa
conversa, lembrámo-nos de alguns mapas, como o mapa do tempo e o calendário.
Para que possamos ter responsáveis por cada uma das tarefas pensadas, algumas
crianças fizeram a ilustração de cada uma das tarefas, para que a leitura de
cada uma delas seja clara para todos. E desta forma, vamos construindo o nosso
cenário pedagógico!
Educ. Marta Lanhoso