“O MUNDO É REDONDO COMO A MINHA BOLA”


Agora que o grupo de crianças está mais adaptado à rotina diária, ao novo espaço e aos novos companheiros, as partilhas vivenciadas em família têm sido trazidas para dentro da sala com cada vez mais frequência.
Estas revelam-se de extrema importância, pois vão permitindo conhecermos as vivências de cada um, descobrir mais sobre o outro, conhecer mundos diferentes e em conjunto realizar novas aprendizagens e descobertas que se tornam tão significativas.
O Sebastião regressou de férias e com imensas novidades para partilhar ao grupo. Contou-nos que foi visitar a Alemanha e Washington, “num avião gigante” referiu ele. O Pedro, intrigado, perguntou onde eram esses locais. Por isso, fomos explorar o globo da nossa sala e descobrimos que:
·      “Um globo é diferente de um mapa”;
·      “Vivemos e nascemos em Portugal”, mas o pai do Gabriel nasceu num país diferente: a Moldávia;
·       Habitamos no “planeta Terra”, que “é redondo como a minha bola” e tem “oceanos e continentes com muitos países”.


O Sebastião contou-nos ainda que nesses dois locais esteve a chover e o grupo imediatamente mencionou que “aqui está sol”, como temos vindo a observar aquando do preenchimento do nosso mapa do tempo. Por isso, descobrimos ainda que o sol pode brilhar num sítio e ao mesmo tempo, noutro local, pode estar a chover.
Vimos ainda imagens da Alemanha e de Washington e, consequentemente, ficámos a saber que existem “muitos castelos” na Alemanha e “uma Casa Branca” em Washington.





Para completar, o Henrique partilhou um livro connosco que falava sobre o Pólo Sul. Então, voltámos a explorar o globo e descobrimos que:
·      “Existem dois Pólos: Sul e Norte”;
·      “Há gelo e pinguins no Pólo Sul”;
·      “Há ondas grandes e peixes nos oceanos”.



E desta forma, simples partilhas proporcionaram-nos tantas descobertas!

Educadora Inês.