Organização do espaço pedagógico


Na sala dos 4 anos, iniciámos este ano letivo com muito entusiasmo, cheios de vontade de explorar o novo espaço da sala, do jardim, reencontrar os amigos de quem já tínhamos tantas saudades e ainda receber com alegria os novos amigos.

Ao longo destas semanas temos vindo a familiarizar-nos com a nova sala, descobrindo as possibilidades de trabalho que nos oferecem cada uma das áreas, nomeadamente: a área do faz de conta, a área dos jogos, a área da plástica, a área da matemática, a área da ciência e a área da escrita. Para facilitar esta apropriação e a forma como nos organizamos na sala, conversámos em grande grupo sobre o que podemos fazer em cada uma delas e, ainda, definimos o número máximo de amigos em cada uma das áreas, já que havia uma certa tendência para se concentrarem sobretudo na área do faz de conta e dos jogos. Para tornar visível este compromisso, em pequenos grupos construímos os identificadores das áreas, onde registámos o nome de cada área e o número máximo de amigos. Cada responsável por esta tarefa fotografou a respetiva área para, posteriormente, ilustrar cada um dos identificadores.



Fomos também introduzindo alguns instrumentos reguladores da vida do grupo, à medida que fomos sentindo necessidade. Desta forma, têm vindo a surgir alguns mapas. Os primeiros foram o mapa de presenças e o mapa do tempo. Para o mapa de presenças combinámos o código de preenchimento, que já era familiar para alguns: com uma bola verde registamos as presenças e com uma bola vermelha as faltas. Contudo surgiu a questão “Como podemos assinalar no mapa os fins de semana?”. Depois de várias sugestões do grupo, ficou então definido que o sábado seria marcado com um X amarelo e o domingo com um X cor de rosa.



Quando introduzimos o mapa do tempo, conversámos em grande grupo sobre os diferentes estados do tempo que conhecíamos e decidimos fazer uma legenda para o preenchimento do mapa. A Julieta e a Madalena ficaram responsáveis por esta tarefa, pelo que com a minha ajuda, foram pesquisar no computador imagens para representar cada estado do tempo. Em seguida, já com as imagens impressas, estiveram a recortá-las e depois tentaram fazer a correspondência da imagem à legenda (palavra escrita), com ajuda de algumas pistas que lhes ia dando. No final apresentaram o código aos amigos e começámos a utilizar o nosso mapa.



Outro instrumento que surgiu foi o mapa de tarefas, uma vez que estamos cada vez mais conscientes de que temos todos de cuidar do nosso espaço. Numa conversa de grande grupo, definimos as tarefas que nos faziam sentido, surgindo várias ideias, tais como: “dar a fruta aos amigos”, “organizar a reunião”, “varrer o chão”, “marcar o tempo”, “limpar as mesas” e “marcar a data”. Definidas as tarefas, combinámos que alguns amigos ficavam responsáveis pela ilustração de cada tarefa. Em breve o nosso mapa estará pronto e afixado na nossa sala de modo a que todos possam reconhecer as tarefas e identificar os seus responsáveis.



Da constante partilha de novidades na reunião da manhã, sentimos a necessidade de introduzir o mapa “Quero mostrar contar ou escrever”. Este mapa tem 5 colunas, correspondentes aos dias da semana, sendo que quem traz algo de casa para mostrar, contar ou escrever, regista o seu nome para depois partilhar com os amigos o que trouxe. Estes momentos de partilha têm sido constantes e muito enriquecedores, permitindo-nos conhecer as conquistas e os interesses de cada um e ainda promover construção social de novas aprendizagens.

Educadora Patrícia