Organização do espaço pedagógico
Na sala dos 4 anos, iniciámos este ano
letivo com muito entusiasmo, cheios de vontade de explorar o novo espaço da
sala, do jardim, reencontrar os amigos de quem já tínhamos tantas
saudades e ainda receber com alegria os novos amigos.
Ao longo destas semanas temos vindo a
familiarizar-nos com a nova sala, descobrindo as possibilidades de trabalho que
nos oferecem cada uma das áreas, nomeadamente: a área do faz de conta, a área
dos jogos, a área da plástica, a área da matemática, a área da ciência e a área
da escrita. Para facilitar esta apropriação e a forma como nos organizamos
na sala, conversámos em grande grupo sobre o que podemos fazer em cada uma
delas e, ainda, definimos o número máximo de amigos em cada uma das áreas,
já que havia uma certa tendência para se concentrarem sobretudo na área do faz
de conta e dos jogos. Para tornar visível este compromisso, em pequenos grupos
construímos os identificadores das áreas, onde registámos o nome de cada área e
o número máximo de amigos. Cada responsável por esta tarefa fotografou a
respetiva área para, posteriormente, ilustrar cada um dos identificadores.
Fomos também introduzindo alguns
instrumentos reguladores da vida do grupo, à medida que fomos sentindo
necessidade. Desta forma, têm vindo a surgir alguns mapas. Os primeiros foram o
mapa de presenças e o mapa do tempo. Para o mapa de presenças combinámos o
código de preenchimento, que já era familiar para alguns: com uma bola verde
registamos as presenças e com uma bola vermelha as faltas. Contudo surgiu a
questão “Como podemos assinalar no mapa os fins de semana?”. Depois de várias
sugestões do grupo, ficou então definido que o sábado seria marcado com um X
amarelo e o domingo com um X cor de rosa.
Quando introduzimos o mapa do tempo, conversámos
em grande grupo sobre os diferentes estados do tempo que conhecíamos e decidimos
fazer uma legenda para o preenchimento do mapa. A Julieta e a Madalena ficaram
responsáveis por esta tarefa, pelo que com a minha ajuda, foram pesquisar no
computador imagens para representar cada estado do tempo. Em seguida, já com as
imagens impressas, estiveram a recortá-las e depois tentaram fazer a
correspondência da imagem à legenda (palavra escrita), com ajuda de algumas
pistas que lhes ia dando. No final apresentaram o código aos amigos e começámos
a utilizar o nosso mapa.
Outro instrumento que surgiu foi o mapa
de tarefas, uma vez que estamos cada vez mais conscientes de que temos todos de
cuidar do nosso espaço. Numa conversa de grande grupo, definimos as tarefas que
nos faziam sentido, surgindo várias ideias, tais como: “dar a fruta aos
amigos”, “organizar a reunião”, “varrer o chão”, “marcar o tempo”, “limpar as
mesas” e “marcar a data”. Definidas as tarefas, combinámos que alguns amigos
ficavam responsáveis pela ilustração de cada tarefa. Em breve o nosso mapa
estará pronto e afixado na nossa sala de modo a que todos possam reconhecer as
tarefas e identificar os seus responsáveis.
Da constante partilha de novidades na
reunião da manhã, sentimos a necessidade de introduzir o mapa “Quero mostrar
contar ou escrever”. Este mapa tem 5 colunas, correspondentes aos dias da
semana, sendo que quem traz algo de casa para mostrar, contar ou escrever,
regista o seu nome para depois partilhar com os amigos o que trouxe. Estes
momentos de partilha têm sido constantes e muito enriquecedores, permitindo-nos
conhecer as conquistas e os interesses de cada um e ainda promover construção
social de novas aprendizagens.
Educadora Patrícia