Um lenço…um simples lenço…um simples e delicado lenço…


Após o desafio da partilha de brinquedos, pensámos em equipa, o que poderíamos proporcionar mais ao nível da expressão pelo movimento. Surgiu de imediato a ideia de dança, mas queríamos que fosse com um objeto simples. Pensamos, então, que seria uma boa ideia os lenços. Movimento, dança, lenços…enfim… acho que estávamos todas muito curiosas com o que iria acontecer. Que tipo de reacções e comportamentos iriam ter as nossas crianças a dançar com lenços.
Foi, então, que na passada sexta-feira, as salas de 1 ano se juntaram, bem como as salas dos 2 anos. Para este atelier juntamos as faixas etárias, pois ainda não se tinha proporcionado esta junção.
Começámos por distribuir os lenços, um a um e foi curioso observar o modo como agarravam no lenço e de como desencadeavam brincadeiras simples, mas repletas de gargalhadas, como por exemplo o esconder a cara atrás do lenço e fazer "Buhhh". Entretanto pedimos que se levantassem e colocámos a música a tocar! E… começou a dança, a festa, a euforia, as gargalhadas…
Foi ao som de música clássica, pop e rock que as nossas crianças dançaram muito, pularam muito e riram muito, mas sem largar por nenhum segundo o seu lenço que com eles voava pela mão, entrelaçava pelo corpo e caía pelo chão…
Também os nossos bebés do berçário participaram neste atelier, contudo, realizaram-no na parte da tarde, uma vez que ainda necessitam de sua sesta durante a manhã, e isso é algo que respeitamos – as necessidades individuais.
De fato, foi incrível observar como o estado e o movimento do corpo mudam consoante o género da música. Um dos objetivos também era este - criar impacto no estado de alma, no estado interior, pois é através dela que o corpo se manifesta e é através desta manifestação que nós observámos as diferentes reacções e comportamentos.
Foi maravilhoso mais um atelier com as nossas crianças. Não percam o próximo!

A equipa de Creche