Vamos dar asas à imaginação!


Numa bela manhã, a Matilde partilhou uma carta que a mãe escreveu. Nessa carta estava escrito, que a Matilde no fim de semana adorou brincar com plasticinas e com algumas formas, para dar ainda mais asas à sua imaginação na modelagem da mesma. Como foi, e é uma brincadeira que a Matilde adora fazer, os pais propuseram marcar uma manhã em família, para puderem partilhar, com todos os meninos da sala, esta brincadeira que a Matilde tanto gosta.

Foi então, na passada quarta feira, que recebemos com muito entusiasmo os pais da Matilde na nossa sala. E foi muito engraçado, porque quando anunciei ao grupo que iríamos ter os pais da Matilde na nossa sala para fazermos uma atividade, o grupo gritou: "Plasticinas!"
Estavam tão ansiosos que de imediato se sentaram à mesa e esperaram, pacientemente, que os pais da Matilde distribuíssem por todos plasticina e forminhas. E foi maravilhoso como a nossa mesa ficou cheia de cor! Plasticinas de todas as cores! Formas e forminhas!
Cada criança pôde explorar a plasticina como quis, sentir a textura, observar a cor e depois deram asas à imaginação! Criatividade! As primeiras representações com sentido, com propósito e com intenção começaram a surgir. Foi delicioso observar todos eles, um a um, a explorar, a brincar, a imaginar, a criar… e de repente na sala só se ouvia: “olha aqui”, “olha isto”, “uma estrela, uma bola, um triângulo, um quadrado, um bolo, uma cobra”.
Também os pais da Matilde se puderam deliciar a brincar, a imaginar e a criar não só com a Matilde, mas com todas as crianças da sala, pois era solicitada a sua ajuda e atenção tal era o entusiasmo e a felicidade de mostrar e apresentar o que estavam a fazer.
Obrigada aos pais da Matilde por nos terem proporcionado esta manhã fantástica, repleta de cor, magia, imaginação e criatividade!


Educadora Natacha