A aventura começou…


Chegamos ao primeiro dia do primeiro ano cheios de alegria e expectativas, pois finalmente chegara o momento de entrar na aventura do aprender a escrever e ler… Claro que pensávamos que ia ser como num “passe de mágica”, ou um “estalar de dedos”… Não foi bem assim, mas… está a ser mágico!!!! Pois, com as dinâmicas do dia a dia, já fizemos imensas aprendizagens, quase sem darmos por isso…
No primeiro dia, semeamos a amizade…
Em grupo, fizemos uma pequena sementeira, para simbolizar o começo desta nova etapa!! Nos pequenos vasos, além das sementes verdadeiras, colocamos algumas sementinhas mágicas… Logo aí percebemos que iriamos precisar uns dos outros! O saber estar em grupo seria o ponto de partida para todo o trabalho seguinte, elevando, logo à partida, as competências sociais, o saber ser e estar, a cooperação! E não é que a amizade floriu mesmo?!
 

No dia a dia, através da Agenda Semanal, vamos compreendendo como tudo funciona…

Diariamente, no momento da Apresentação de Produções, contamos novidades, lemos e mostramos produções ou algo que gostamos aos nossos colegas.

Semanalmente, no momento de Trabalho de Texto exploramos os textos dos nossos colegas, através dos quais fazemos imensas descobertas!


Fazemos pesquisas e trabalhamos em projetos

Resolvemos problemas

 Trabalhamos em parcerias

Em Tempo de Estudo Autónomo trabalhamos diversas áreas do saber para podermos melhorar e evoluir, autonomamente.
Exploramos a nossa criatividade
Registamos as nossas inquietações e saberes…


Semanalmente, refletimos em conjunto, sobre as aprendizagens e a vida da turma, em Conselho de Cooperação de Turma
Estando na fase inicial de aprendizagem formal da escrita e da leitura, no passado dia 26 de outubro, para melhor compreendermos o que é a edição, fizemos uma Visita de Estudo ao Media Lab do Diário de Notícias. Lá, aprendemos como se processa a edição, como se faz a primeira página de um jornal. E não é que pudemos também nós fazer a nossa?!! Foi divertido!!

Mas, a aventura está só a começar… Aguardem mais notícias!

Professora Silvia