A construção dos ecopontos e a descoberta de Bordalo II- Sala 3 anos B


Proteger e respeitar o meio ambiente devem ser objetivos diários de cada um de nós. Apesar de a reciclagem não ser a única medida a tomar para uma sociedade mais sustentável, é uma boa forma de garantir que alguns dos materiais são reaproveitados, reduzindo assim a quantidade de lixo produzida. Com vista a desenvolver nas nossas crianças uma atitude de proteção do meio ambiente, propusemos a construção de ecopontos para a nossa sala para podermos começar a fazer a reciclagem. E assim iniciámos o nosso primeiro projeto técnico: a construção de ecopontos. Numa primeira fase conversámos sobre o que acontece ao lixo que vai para os ecopontos e como alguns materiais depois de serem reciclados se podem tornar noutros. Depois, começámos a planear a construção e a definir tarefas para cada uma das crianças do grupo. Assim, as crianças foram-se inscrevendo para construírem um determinado ecoponto.

Para a construção dos 3 ecopontos utilizámos 3 caixas de papelão. Depois, cada grupo de crianças pintou cada um dos ecopontos da cor correspondente. De seguida, recortaram de revistas e folhetos algumas imagens de produtos com embalagens de plástico, vidro, cartão e papel, para colarem no exterior dos ecopontos de modo a representar que tipo de lixo deveria ser colocado em cada um deles.

No âmbito da semana temática das Artes e Expressões, fomos visitar a Casa das Histórias de Paula Rego. Nem a propósito, depois da visita, fomos até ao jardim do Museu do Mar onde estava uma grande escultura que causou muito interesse junto das crianças. Ao vermos mais de perto reparámos que a mesma era feita com lixo e que o seu autor tinha sido o artista plástico Bordalo II. Tirámos uma fotografia à escultura e, quando pesquisámos sobre ela, descobrimos que o artista tinha retirado todo aquele lixo das praias. Depois disto, vimos também outras obras do artista plástico feitas com lixo. Desta forma, tivemos a ideia de reutilizar algum lixo que temos em casa ou Colégio, como garrafas de iogurte ou rolos de papel higiénico, para construir esculturas que servirão de enfeites de natal para decorar a nossa sala!
Depois de todas as descobertas recebemos na nossa sala as crianças da Sala dos 3 Anos B e comunicámos o nosso projeto. Começámos por falar sobre a importância da reciclagem e contámos como tínhamos construído os nossos ecopontos. Também levámos algum lixo (previamente lavado e limpo), como caixas de ovos, copos de iogurte, cartão, entre outros, e propusemos às outras crianças que fizessem a separação deste lixo nos ecopontos corretos. Acabámos a nossa comunicação apresentando as imagens das obras de Bordalo II e contámos a nossa ideia para decorar a sala. Foi uma bela partilha!


 Educadora Eunice