A Semana das Artes e Expressões na Sala 2 anos A


A nossa semana das artes e expressões foi a nossa primeira semana temática deste ano letivo e estivemos muito entusiasmados. 
Na aula de ginástica, o professor Nuno deu prioridade ao equilíbrio do corpo, uma vez que nesta altura ainda é uma competência a adquirir e algo que devemos trabalhar, que significa harmonia e estabilidade.
Relativamente ao nosso desafio, Revenge of the Brottier – música dos anos 90, foi com grande entusiasmo e alegria que ouvimos a música “Barbie Girl” dos Aqua. Depois seguiram-se alguns ensaios onde dançámos com coreografia e acessórios (fitas e lenços na cabeça, óculos de sol e gravatas), que nos deu um ar de anos 90!
Após intensos ensaios, desafiámos a sala dos 2 anos B a virem à nossa sala para lhes propormos este desafio. Foi maravilhoso ver o entusiasmo, alegria e diversão com que dançaram para os meninos da Marta e da Joana! Com alguns mais envergonhados, mas sempre com vontade de dançar, dançar, dançar!
Relativamente ao desafio proposto pela sala dos 2 anos B – a pintura com carimbos (maçãs e marmelos) baseada nas obras do pintor Frederico Pietrella. A educadora Marta começou por nos mostrar, no computador, um vídeo do pintor e imagens das suas obras, que por sinal são muito bonitas.
Seguidamente, a Marta explicou como e a razão pela qual elaboraram a pintura com as maçãs e os marmelos – na semana passada houveram partilhas com estes frutos e uma criança perguntou se se podia pintar com estas frutas.
Subimos para a nossa sala muito curiosos, entusiasmados e metemos mãos à obra! Fomos e somos verdadeiros artistas e acima de tudo divertimo-nos muito ao fazer esta pintura.
De facto, as partilhas são muito importantes para nós e damos sempre primazia às mesmas, pois são elas que mais têm significado para as nossas crianças.
E…terminámos a semana em grande! O Teatro do Biombo veio à escola com uma performance de dança-teatro designada “Eu brinco”. E teatro é EMOÇÃO! EMOÇÃO e EMOÇÕES não faltaram nesta sexta feira! E pelas nossas crianças passaram as mais fortes: medo (choro), porque no teatro as expressões faciais são fortes e a voz comanda o som; alegria/felicidade (gargalhada), porque o som dos sorrisos e das gargalhadas dos nossos filhos ecoava pelo espaço!
Foi incrível esta performance pelo modo como interagiram com a nossas crianças, porque através de objetos tão simples proporcionam momentos absolutamente fantásticos. Os gestos, o corpo, as expressões e a voz transmitiram sensações maravilhosas! Adoraram!
Foi fantástico e tenho a certeza que, todos enriquecemos muito com todos os dias desta semana!


Edu. Natacha