A Semana das Artes e Expressões na Sala 2 anos B


Estávamos na semana das artes e expressões com uma atividade na “manga” para lançar ao grupo, uma atividade que foi realizada o ano passado na sala de 1 ano e que, na altura, as crianças mostraram ter gostado muito. Iríamos usar a POPART com algumas modificações para que o desafio fosse de acordo com a faixa etária.
Mas o grupo teria outros planos para nós e, logo na segunda feira recebemos uns marmelos, trazidos pela Vitória, que se juntaram a umas maçãs que já tínhamos na sala, da semana anterior, que o Frederico nos trouxe.
Com tanta fruta, e para fugir ao óbvio (culinária) pensámos realizar alguns desafios de matemática, afastando-nos assim da proposta da semana das artes e expressões. A nossa semana começou então, em torno de jogos que envolviam contagens, formação de conjuntos e, uns mais desafiantes, em torno de sequências. Aproveitando as cores diferentes dos dois frutos, pois as maçãs eram bem verdes e os marmelos bem amarelos, conseguimos muito bem diferenciar uns de outros e assim realizar todos os jogos.
Num dos jogos, fomos ainda mais longe e desafiamos o grupo a registarem, da forma como entendiam e fazia sentido para eles, uma sequência de maçã, marmelo, maçã, marmelo. Foi fantástico observar as estratégias de cada um para o fazer e as diferentes formas de o registarem. Houve quem tenha feito formas arredondadas, quem tenha feito riscos na vertical, quem tenha organizado o seu registo tal e qual a imagem da sequência e, quem tenha registado somente o número de maçãs e marmelos e não a sequência em si. Expus os trabalhos na sala, para que também possam observar a diversificação de registos que obtivemos.



Enquanto fazia o registo com as crianças, uma delas perguntou: “podemos pintar com isto?” pegando numa das maçãs. Respondi automaticamente “sim podemos, podemos experimentar pintar com as maçãs e os marmelos, mas num outo dia, porque hoje já não temos tempo”. Entretanto, esta sugestão ficou-me na cabeça e, de facto já pintei muitas vezes utilizando alimentos, mas, queria algo mais do que isso. Então, não esquecendo a semana temática das artes, pensámos na técnica utilizada para pintar com as maçãs e os marmelos e chegámos à técnica da pintura com carimbos. Pesquisámos se havia algum artista a produzir obras de arte através desta técnica e descobrimos o Frederico Pietrella que realiza pinturas fantásticas com carimbos. Desafiamo-vos a pesquisarem sobre as suas obras, são lindas e o que ele consegue fazer usando apenas um carimbo é verdadeiramente fabuloso.
Foi na quarta-feira que lançámos o desafio ao grupo, para isso, visionamos primeiro um pequeno filme de 1 minuto onde este artista produzia uma obra e de seguida, vimos várias das suas obras. O grupo ficou muito atento e muito curioso e isso foi o suficiente para que todos quisessem realizar uma pintura de carimbos de maçãs e marmelos, inspirada nas obras de Frederico Pietrella. As nossas obras de arte estão expostas na nossa sala, espreitem, estão fantásticas!


Na quinta-feira, recebemos o desafio dos meninos da sala dos 2 anos A que nos fizeram “abanar o esqueleto”. Que bela forma de nos expressarmos, através do corpo e ao som de música…. nessa manhã dançámos, dançamos e dançamos sem parar, pois, as crianças pediam “mais” e “outra vez”.
Na sexta-feira recebemos o teatro do biombo com uma peça extremamente divertida onde as gargalhadas imperaram numa manhã dedicada ao “Eu brinco”. Duas personagens brincavam com vários materiais que interagiam com as nossas crianças que se viam envolvidas nas brincadeiras. Foi sem dúvida uma excelente forma de terminar uma semana tão rica em experiências!


Educ. Marta