A visita do General Ramalho Eanes


No dia 26 de novembro, recebemos, no nosso Colégio, a visita do General Ramalho Eanes e da Dra Manuela Eanes.
Esta visita surgiu porque na semana do feriado do 5 de outubro, quisemos estudar a razão pela qual é feriado nesse dia. Descobrimos que no dia 5 de outubro de 1910 foi o fim da Monarquia, passando a ser uma República (Implantação da República). Fomos ver a lista de todos os Presidentes da República e ficámos surpreendidos quando verificámos que o avô do nosso colega António tinha sido Presidente da República. Resolvemos escrever uma carta a convidá-lo a vir ao nosso Colégio. O General Ramalho Eanes aceitou o convite, o que nos deixou muito felizes.
Ficámos tão curiosos com o tema dos Presidentes da República que cada um de nós escolheu um Presidente para estudar e apresentar aos colegas. Além destes trabalhos, decidimos visitar o Museu da Presidência da República. Aprendemos muito sobre este tema.
Fizemos algumas perguntas ao General e descobrimos que:
·         Nasceu em Alcains (Castelo Branco).
·         Teve uma infância muito feliz com os seus três irmãos.
·         Aos dois anos de idade, mudou-se para Castelo Branco.
·         Hoje em dia ainda gosta muito de pomares de laranjeiras porque na sua infância o seu pai plantava laranjeiras. Ele gosta do seu odor.
·         Um General tem de ser um bom líder, ou seja, preocupar-se, em primeiro lugar, com os seus homens. Ter dedicação pelos seus homens.
·         Quando foi a Revolução do 25 de Abril estava em Angola. O General participou na preparação da Revolução até janeiro de 1974.
·         No dia 25 de novembro aconteceu um golpe militar e o General Ramalho Eanes foi responsável pela paz do nosso país.
·         A ideia de se candidatar a Presidente da República surgiu porque nessa altura era uma pessoa muito importante para o nosso país e os portugueses acreditavam nele para criar a paz e por a democracia a funcionar.
·         Gostou e não gostou de ser Presidente. Gostou porque conseguiu que os portugueses fossem livres. Também conseguiu uma excelente relação com países africanos. E não gostou porque não tinha privacidade, estava sempre com seguranças e a família também.

·         Enquanto Presidente, na sua opinião, o que fez de mais importante para o nosso país foi a participação no 25 de novembro e conseguir que Portugal fosse um país democrático.
·         O seu Presidente preferido é o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.
·         “País dividido, país perdido!”
·         Em campanha eleitoral, estava em Évora e houve tiros. O General Ramalho Eanes foi para cima do carro com braços abertos para demonstrar que não tinha medo.



Gostámos bastante de receber o General Ramalho Eanes pois, na nossa opinião, foi um dos melhores Presidentes que já tivemos porque, com um grande humanismo, preocupou-se sempre com o bem-estar do nosso país.
Para lhe agradecer a sua vinda ao Colégio, fizemos uma tela com
palavras que caracterizam a sua vida: família; liberdade; amizade;
igualdade; felicidade; coragem; compromisso; cooperação; esperança;
democracia; respeito; justiça; paz e amor.
Nunca nos iremos esquecer desta oportunidade maravilhosa que tivemos
de estar com o General Ramalho Eanes e conhecer mais sobre a sua
vida.



Autores: Alunos do 4.º ano do Colégio Saint Daniel Brottier