Semana das Artes e Expressões no Berçário


A semana das artes de expressões foi a primeira semana temática dos nossos bebés.
Iniciámos então esta viagem pelas artes com a introdução de uma música relacionada com os sentimentos e expressões: os três gatinhos foi a música eleita para esta atividade e, os nossos bebés adoraram e participaram ativamente nesta interacção. Foi notória a satisfação pelos sorrisos que íamos recebendo! Ao longo da semana fomos cantando esta canção e notamos que já é reconhecida por eles.
A meio da semana recebemos a Débora, a educadora coordenadora do nosso Berçário. A Débora chegou-nos com uma grande surpresa: uma história muito especial. Assim, o nosso Berçário foi invadido por muitos animais da selva e um Cuquedo. Esta foi a história eleita e dinamizamo-la com “cuquedos despenteados” feitos pela Ana e pela Inês. Foi muito divertido e os momentos de suspense fizeram-nos prestar muita atenção! No final, ainda explorámos outros livros com algumas texturas que nos fizeram sorrir ou ficar com os olhos bem abertos pela descoberta de novas texturas. 



Tivemos também oportunidade de desfrutar de um fantástico tapete sensorial trazido pela nossa Carina, este tapete tinha imensos tecidos que despertaram desde logo a nossa curiosidade. Alguns tinham bolinhas grandes, outros bolas mais pequenas, vários padrões, cores e texturas. A Lupita fez as honras da casa: foi a mais destemida, aproximando-se depressa do tapete e explorando cada um dos tecidos e as texturas, não deixando escapar nenhum! A Mª Augusta, Mª Luísa e o David, apesar de muito curiosos, observaram bem de longe, mas com o passar do tempo, o receio foi desvanecendo e estas sensações foram desfrutadas com muito prazer.

Terminámos a semana com um grande momento: trouxemos a cultura até nós com o Teatro do Biombo. Fomos até à multiusos onde assistimos a uma performance de dança-teatro designada “Eu Brinco”. Os nossos bebés exploraram materiais como almofadas, lenços coloridos e bolas de luzes. A reação inicial dos nossos bebés foi de algum receio e atenção. Mas com o desenrolar de toda a dinâmica a curiosidade falou mais alto e isto fez com que a Mª Augusta e a Lupita avançassem até ao palco onde a magia estava a acontecer e, com muitos sons e movimentos à mistura, interagiram com os protagonistas. A Mª Luísa, mais reservada, do seu lugar observou com muita atenção todo o espetáculo, muito animada, esboçou várias vezes o seu grande sorriso. Foi um teatro muito estimulante, onde os nossos bebés se divertiram ao máximo! 
Foi uma semana fantástica, cheia de novas descobertas e muito muito divertida!!!



A Equipa do Berçário