É dia de ir ao Cinema na Creche!


Esta semana a creche juntou-se para assistir a uma “sessão de cinema”. O cinema não é novidade para as nossas crianças: sabemos que eles gostam e, por vezes, criamos o ambiente de cinema no nosso Colégio com pipocas e tudo. Não foi o caso deste ateliê, pois o nosso objetivo era outro. Para nós é importante envolver as crianças em tudo o que fazemos e tentar dar sentido a tudo o que, de alguma forma, as rodeia. E, foi isso mesmo que pretendemos com o atelier desta semana.
Era fundamental que as crianças assistissem a uma seleção muito específica de filmes para que, futuramente, as coisas façam sentido para elas. Como são crianças pequenas, dos filmes animados, foi escolhida uma música e foi, precisamente, o vídeo dessa música que visionamos na passada sexta-feira. Por isso, para além de vermos as imagens e as personagens das histórias, divertimo-nos a dançar e a cantar as suas músicas.
Os bebés também se juntaram a nós, pois também farão parte do evento que estamos a preparar e, para o qual, tentámos envolver as nossas crianças (não podemos desvendar mais). Numa panóplia de estímulos visuais e auditivos os nossos bebés assistiram na primeira fila a todas as cores, personagens, movimentos, paisagens e sons. Cada um à sua maneira, manifestaram-se com os seus sons característicos e pareceu-nos que estavam a aprovar esta experiência.
Foi um ateliê em que nos podemos juntar todos (berçário, salas de 1 ano e as salas de 2 anos) para em conjunto vivenciarmos a mesma experiência, com respostas e reações totalmente diferentes, de acordo com as diferentes idades e personalidades. Este momento partilhado enriqueceu o nosso ateliê da passada sexta-feira.

A equipa de Creche