Halloween na Creche


Na Creche, no dia 31 de outubro comemorámos o Halloween que, apesar de não uma tradição portuguesa, é cada vez mais apreciado por todos. E porque adoramos brincar e contactar com novas experiências este dia foi vivido de uma forma muito divertida, mas terrivelmente assustadora!
No berçário tivemos um ateliê de luzes para brincar ao Halloween com os nossos bebés. Nestas idades as atividades sensoriais são extremamente estimuladoras e a visão deve ser igualmente estimulada com diferentes cores, formas, etc. Tínhamos então uma lanterna que refletia muitos objetos temáticos sobre este dia. Colocámos o berçário escuro e os nossos bebés adoraram ver as imagens refletidas na parede, no chão e no teto.
Na Sala de 1 Ano A (Educ. Tânia) a casinha na qual os nossos meninos tanto gostam de brincar, transformou-se numa casa fantasma, muito assustadora e divertida. Tiveram direito a luzes que projetaram aranhas e tantas outras figuras arrepiantes, mas que fizeram as delícias de todos. Os nossos meninos também vieram preparados para brincar ao Halloween, com diferentes acessórios e fatos característicos deste dia. Ao som de música alusiva a este dia, brincaram, dançaram e tiveram um dia terrivelmente divertido!
Também na Sala 1 Ano B (Educ. Andreia) este dia foi muito rico em vivências e brincadeiras assombradas e assustadoramente divertidas. Os pequenos grandes exploradores tiveram direito a uma mesa com diferentes experiências sensoriais. Brincaram com sacos com líquidos viscosos e bichos assustadores, com luvas de gelo vermelho que permitiram sentir o frio de arrepiar e, ainda, com as várias abóboras que as famílias trouxeram. Houve abóboras para todos os gostos e feitios. Grandes, pequenas, com luzes e música e até uma abóbora verdadeira sem recheio, mas esculpida com uns olhos e uma boca que fizeram as delícias de todos. A par disto, um túnel com aranhas e fantasmas proporcionou momentos divertidos e desafiadores e nem os brinquedos da sala escaparam a este dia tão fantasmagórico, uma vez que até as peças de encaixe ficaram coladas a uma teia de aranha pegajosa que desafiou os pequeninos a resgatarem os seus brinquedos, colando e descolando as suas peças coloridas.


A Sala 2 Anos A (Educ. Natacha) teve uma Manhã em Família com os pais da Carminho que contaram “Uma história muito assustadora” sobre uma bruxinha chamada Cacilda das Cruzes Tortas e os seus amigos de aventuras – o gato Pacheco, o morcego Ernesto e o fantasminha Carabino. Esta história fez as delícias das crianças, que deram asas à imaginação. Depois da história ficaram todos muito curiosos com a poção mágica da bruxa Cacilda e quiseram provar: ZUM ZUM ZUM ZIRIGUIDUM! E beberam uma poção mágica para ficarem mais fortes e alegres (gelatina de morango)! No final os pais da Carminho ofereceram um fantasma de Halloween a todos como recordação deste dia. As nossas crianças ainda tiveram direito a explorar uma teia de aranha gigante e aranhas de faz de conta, adoraram! Ainda neste dia tiveram oportunidade de desfilar e de brincar com acessórios assustadores, mas sem nunca terem medo, afinal tomaram a poção mágica a bruxa Cacilda, para ficarem e serem bem fortes!
Na sala dos 2 Anos B (Educ. Marta) o Halloween foi vivido à luz das lanternas típicas desta festividade com as abóboras que o Tomás partilhou, ao som de músicas alusivas ao tema com aranhas, fantasmas e bruxas e ainda pudemos fazer algumas brincadeiras com os vários acessórios que o Martim e a Sebastiana partilharam no dia. É uma tradição que não é nossa, mas que é muito apreciada, cada vez mais, por todas as crianças e a diversão foi garantida!

A equipa da Creche