Manhãs em Família: Ao som do Piano- Sala 2 Anos B


As Manhãs em Família são uma dinâmica muito especial para nós. São o momento em que conhecemos um pouco mais da “bagagem” de cada uma das nossas crianças, de cada uma das nossas famílias, bem como alguns costumes, gostos e tradições. O mesmo acontece no sentido inverso: ao estarem connosco os pais ficam a conhecer melhor alguns comportamentos dos seus filhos porque observam o contexto em sala. Acreditamos que é uma partilha nos dois sentidos que nos enriquece a todos, e, por isso é que estes momentos são tão especiais.
Nesta terça-feira, recebemos a nossa primeira Manhã em Família com o Diogo e a Rita: os pais do Tomás. O Diogo e a Rita trouxeram-nos um piano e alegraram ainda mais a nossa manhã, alargando o nosso reportório musical.
As nossas crianças adoram cantar canções, mas, fazê-lo ao som de um piano tocado pela Rita teve, sem dúvida, outro encanto. Cada criança teve a oportunidade de se sentar ao colo da nossa “pianista” e com um dedo a acompanhar tocámos músicas muito conhecidas de todos nós como “a roda do autocarro”, “a bola do Manuel”, “atirei o peixe ao gato” e, a preferida do Tomás, “parabéns”.
Foi uma manhã muito bem passada que cativou todos desde o início ao fim. O Tomás partilhou este momento da sua família com um orgulho tremendo e foi muito bom ver este pequeno pedaço do seu mundo.
No final, os pais do Tomás deixaram-nos uma sugestão de leitura, acompanhado de um CD para ouvirmos em sala. “Dó e Mi descobrem Mozart” foi o CD que nos acompanhou ao longo dos dias seguintes e que serviu de inspiração para as nossas pinturas e brincadeiras.
À Rita e ao Diogo agradecemos a boa disposição e a experiência única que nos proporcionaram. Foi um desafio cantar ao som do piano, mas, o sorriso na cara de todos mostrou-nos que foi uma experiência fantástica.
Muito Obrigada Rita e Diogo!
Mal podemos esperar pela próxima Manhã em Família.
Educadora  Marta P.