Massagistas de Palmo e Meio


Como é prática imprescindível de toda a equipa Brottier, gostamos de vos contar tudo o que andamos a fazer juntos. Partilhar experiências, vivências e momentos com as famílias e aqueles que gostam de nos ler é um compromisso do qual nunca nos desvinculamos e para o qual trabalhamos com grande dedicação. Assim sendo, aqui estamos nós para vos contar como foi vivido o último ateliê lúdico-expressivo de 2018 na creche. Alguns de vós devem estar a interrogar-se por que motivo estamos a terminar os ateliês, quando no fundo faltam ainda umas semaninhas para o ano terminar e, sobre este assunto, não há muito que vos possamos desvendar. Podemos admitir-vos que andamos a preparar aquela que para muitos é a época mais bonita do ano e, como tal, vamos interromper os nossos ateliês que voltarão, sempre lúdicos e expressivos, em janeiro.
O último ateliê do ano 2018 só podia ser um ateliê muito relaxante para todos. As salas de 1 ano e o berçário bateram à porta das salas de 2 anos e pediram licença para entrar num espaço e num momento destinado às…massagens!! Pois é, o nosso ateliê da última semana foi dedicado a massagens ao som de uma música muito tranquila e, igualmente, relaxante.
 
Os nossos massagistas de palmo e meio juntaram-se no centro das respetivas salas e, uns à frente e outros atrás, todos se prepararam para receber a sua massagem. Para as massagens utilizámos os nossos brinquedos do dia a dia. Reunimos os carrinhos, as bolas e os legos e todos eles serviram para mais um momento muito rico em interações entre crianças. Foi extremamente interessante ver a forma ternurenta como os nossos crescidos tiveram todos os cuidados necessários para não magoarem os nossos pequeninos, da mesma forma que foi interessante observar a reação de quem teve a sorte de ser massajado. O compromisso de massajar os pequeninos e os bebés foi assumido por alguns crescidos e houve até quem não quisesse assumir tal responsabilidade, talvez por receio de magoar os nossos bebés.


Nestas idades, o contacto físico que decorre das interações entre crianças nem sempre é simples, visto que estas nem sempre conseguem medir a sua força e nem todas gostam de ser invadidas nesse espaço que é seu por direito, tal como acontece com os adultos. Desta forma, é importante que se promova essencialmente a atenção para com o(s) outro(s) e se ensine diariamente a importância de respeitar a vontade e o espaço de cada um.
Subtilmente, o momento de massagens transformou-se num momento de brincar e nenhuma de nós tem qualquer dúvida que não há melhor forma do que esta para terminar um ateliê ou até mesmo um dia na creche (ou em qualquer outro lugar).

A equipa da Creche