O Conselho de Cooperação: a regulação das relações sociais


Desde cedo, os alunos do segundo ano (e todos os restantes colegas!) compreenderam que os seus escritos são valorizados e acolhidos para toda a gestão do trabalho que decorre durante a semana. As novidades que partilham levam a textos trabalhados em conjunto; as propostas que fazem são, muitas vezes, aceites e organizadoras das dinâmicas da turma; ou até mesmo os problemas matemáticos que inventam, que dão origem a novos ficheiros de trabalho, disponíveis para todos nos momentos de trabalho autónomo. Exemplos estes que marcam  a importância de criar uma memória escrita da vida da turma.
Os escritos que surgem no Diário de Turma, que é o registo semanal da vida do grupo, surgem como suporte à regulação dessas vivências. Nas palavras que Sérgio Niza (1991), o Diário de Turma é o Termómetro Moral: é um instrumento mediador (de registo) do processo de planeamento e avaliação do trabalho intelectual e do desenvolvimento moral e social dos educandos.
É cuidando destes escritos e tendo por base as opiniões, as críticas e as sugestões das crianças e da professora, que se resolvem conflitos. Através de uma reflexão crítica sobre as normas combinadas entre todos ou sobre as normas do colégio, caminhamos semanalmente para a criação de uma moral social e de uma conduta mais harmoniosa entre todos.
Também são de enorme importância as ocorrências positivas da semana e, muitas vezes, os alunos partilham comentários com a turma de situações que fizeram daquela semana, uma semana mais feliz.
Foi partindo desta linha de pensamento que realizamos o primeiro conselho de escola. Reunidas as turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos, discutiram-se as regras fundamentais para uma boa partida de futebol, em colaboração com o professor Nuno Abreu de Educação Física. Todos puderam partilhar as situações que poderiam estar a causar algum desconforto entre os jogadores e juntos, construímos regras e uma ata.
Acreditamos que um pensamento justo se constrói nesta partilha, diálogo e responsabilização das nossas ações. Cremos na importância deste conselho de turma, quando lemos opiniões como as de alguns alunos:
A.      2.º ano – Eu acho que o conselho de turma é importante porque falamos e resolvemos as nossas queixas e acabamos por fazer as pazes e entendemo-nos uns com os outros, em qualquer situação e turma. Por isso, eu gosto do conselho.
M.E. 2.º ano – Eu acho que o conselho de turma é importante porque as pessoas falam sobre os seus conflitos e eu acho que é muito importante falar sobre os problemas.
M.D. 2.º ano – Eu penso que é importante para resolvermos os problemas, partilharmos as coisas boas e dar mais ideias para a sala.
R. 2.º ano – Eu acho que o conselho de turma é bom porque é justo e temos de ser honestos porque são queixas ou coisas boas de que gostamos muito.







Professora Maria Inês Pereira – 2.º Ano