O Conselho de Cooperação: a regulação das relações sociais
Desde
cedo, os alunos do segundo ano (e todos os restantes colegas!) compreenderam
que os seus escritos são valorizados e acolhidos para toda a gestão do trabalho
que decorre durante a semana. As novidades que partilham levam a textos
trabalhados em conjunto; as propostas que fazem são, muitas vezes, aceites e
organizadoras das dinâmicas da turma; ou até mesmo os problemas matemáticos que
inventam, que dão origem a novos ficheiros de trabalho, disponíveis para todos
nos momentos de trabalho autónomo. Exemplos estes que marcam a importância de criar uma memória escrita da
vida da turma.
Os
escritos que surgem no Diário de Turma, que é o registo semanal da vida do
grupo, surgem como suporte à regulação dessas vivências. Nas palavras que
Sérgio Niza (1991), o Diário de Turma é o Termómetro
Moral: é um instrumento mediador (de registo) do processo de planeamento e
avaliação do trabalho intelectual e do desenvolvimento moral e social dos
educandos.
É
cuidando destes escritos e tendo por base as opiniões, as críticas e as
sugestões das crianças e da professora, que se resolvem conflitos. Através de
uma reflexão crítica sobre as normas combinadas entre todos ou sobre as normas
do colégio, caminhamos semanalmente para a criação de uma moral social e de uma
conduta mais harmoniosa entre todos.
Também
são de enorme importância as ocorrências positivas da semana e, muitas vezes,
os alunos partilham comentários com a turma de situações que fizeram daquela
semana, uma semana mais feliz.
Foi
partindo desta linha de pensamento que realizamos o primeiro conselho de
escola. Reunidas as turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos, discutiram-se as regras
fundamentais para uma boa partida de futebol, em colaboração com o professor
Nuno Abreu de Educação Física. Todos puderam partilhar as situações que
poderiam estar a causar algum desconforto entre os jogadores e juntos,
construímos regras e uma ata.
Acreditamos
que um pensamento justo se constrói nesta partilha, diálogo e responsabilização
das nossas ações. Cremos na importância deste conselho de turma, quando lemos
opiniões como as de alguns alunos:
A. 2.º ano – Eu acho que o conselho de turma é importante
porque falamos e resolvemos as nossas queixas e acabamos por fazer as pazes e
entendemo-nos uns com os outros, em qualquer situação e turma. Por isso, eu
gosto do conselho.
M.E. 2.º ano –
Eu acho que o conselho de turma é
importante porque as pessoas falam sobre os seus conflitos e eu acho que é
muito importante falar sobre os problemas.
M.D. 2.º ano – Eu penso que é importante para resolvermos
os problemas, partilharmos as coisas boas e dar mais ideias para a sala.
R. 2.º ano – Eu acho que o conselho de turma é bom porque é justo e temos de ser
honestos porque são queixas ou coisas boas de que gostamos muito.
Professora Maria Inês Pereira – 2.º Ano